domingo, 23 de dezembro de 2012

FOTOS: fotos inusitadas de mais de 140 celebridades

 
 Cintia Dicker, retrata por Jairo Goldflus

Não são rostos quaisquer. Jairo Goldflus fotografa celebridades, gente que de tão retratada virou quase uma grife e teve tempo de cultivar cacoetes na hora de posar. É desses maneirismos que ele tenta fugir. O resultado está em "Público", livro que o fotógrafo acaba de lançar. 
 
 Retrato do fotógrafo Sebastião Salgado feito por Jairo Goldflus, que lança livro de retratos

Godflus fez Cauã Reymond se vestir como a roqueira Courtney Love, transformou Marília Gabriela em Rainha de Copas, deu os brincos de Tarsila do Amaral a Bete Coelho, ressuscitou Marlene Dietrich numa imagem de Christiane Torloni e tirou a pose de galã de Reynaldo Gianecchini, retratado como
um velhinho grisalho.


 O ator Cauã Reymond travestido como a roqueira Courtney Love, em foto do livro "Público", de Jairo Goldflus

"Não é tão complicado, o que eu quero é naturalidade", diz Goldflus à Folha, em seu estúdio em São Paulo. "Mas o fato de ser o rosto de uma celebridade tem apelo maior que o de um desconhecido."
Também tem apelo maior as imagens mais cruas das 142 reunidas no volume. Livres da cenografia pesada e excessos de maquiagem, seus retratos em preto e branco de gente como a pianista Maria João Pires, o fotógrafo Sebastião Salgado e a atriz Cleyde Yáconis conseguem ser um tanto mais contundentes. alvez tenha a ver com o fato de essas serem personalidades que Goldflus fez questão de retratar, ao contrário de outras que ele aproveitou para fotografar enquanto fazia um projeto publicitário. 
 
 A cantora Mallu Magalhães, em foto do livro "Público", de Jairo Goldflus

Ele foi a Bruxelas ver um ensaio de Maria João Pires -e conta que ela tocou 40 minutos de Brahms e Chopin para ele sozinho- e capturou um raro retrato de Salgado, avesso a posar para fotografias.
São essas imagens que revelam algumas das influências no trabalho de Goldflus, de fotógrafos que também ajudaram a eternizar celebridades como Richard Avedon, Helmut Newton ou Irving Penn, de quem diz "sentir um sopro" em seu trabalho. 



 Christian Louboutin em foto do livro "Público", de Jairo Goldflus

"Goldflus lida com algo delicado, que é a questão da celebridade", observa Diógenes Moura, curador de fotografia da Pinacoteca do Estado de São Paulo. "É o limite entre uma imagem para consumo e um retrato definitivo."
Na opinião de Moura, são definitivas as imagens de Yáconis, sentada na cabeceira de uma mesa, duplicada pelo reflexo fosco sobre o tampo, e de Fernanda Montenegro, no mesmo livro. 

                                              O músico João Carlos Martins em foto do livro "Público", de Jairo Goldflus

"Tem toda a sua história e as memórias naquele olhar deslumbrante e no sorriso", diz Moura sobre o retrato de Montenegro. "Tudo está ali."
A cumplicidade no olhar entre fotógrafo e retratado aparece em várias imagens, algo que parece se dever ao método de Goldflus. Ele retrata seus personagens enquanto conversa com eles, sem se esconder atrás da câmera, usando um disparador remoto e olhando nos olhos dos retratados quando clica.
"Eu criei um método: vou conversando e, quando acho que tem um momento, eu paro", conta Goldflus. "Sou falastrão e gosto de quem gosta de falar. São horas de conversa e minutos de cliques." (silas martí)
PÚBLICO
AUTOR
Jairo Goldflus
EDITORA
Livre
QUANTO
R$ 250 (238 págs.)



                                           

A atriz Gabriela Duarte, em foto do livro "Público", de Jairo Goldflus
                                            A atleta Fabiana Mürer, em foto do livro "Público", de Jairo Goldflus                                            A atriz Marília Pêra em foto de Jairo Goldflus O apresentador Fausto Silva, em foto do "Público", de Jairo Goldflus                                             O explorador Amyr Klink, clicado para o livro "Público", de Jairo Goldflus                                             A atriz Ana Paula Arósio, em foto do livro "Público", de Jairo Goldflus

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1204291-livro-reune-fotos-inusitadas-de-mais-de-140-celebridades.shtml 


Postar um comentário