Pular para o conteúdo principal

" A mulher bomba" Elisa Quadros



Na noite de sábado 28 de junho, quando o Brasil comemorava a vitória da Seleção em partida contra o Chile definida nos pênaltis, em Belo Horizonte, uma bolsa com 20 morteiros e 178 ouriços – peças arredondadas com pontas de ferro – foi apreendida pela polícia no Rio de Janeiro. O material explosivo foi encontrado por volta das 20 horas, num canteiro da Praça Saens Peña, área comercial populosa no bairro carioca da Tijuca. Dias antes, 150 manifestantes tinham quebrado uma agência bancária, incendiado lixeiras e atirado coquetéis molotov contra a Tropa de Choque da Polícia Militar no mesmo bairro. A sacola misteriosa ainda não tinha dono, mas ele apareceu no dia seguinte à apreensão, quando uma escuta telefônica autorizada pela Justiça flagrou uma conversa da professora de filosofia Camila Jourdan com outro ativista. Aparentemente transtornada, Camila pergunta a seu interlocutor sobre as “canetas” e os “livros” perdidos e diz que não poderia “comprar tudo de novo”  (leia acima). Livros e canetas, segundo a polícia, são termos usados pelos ativistas para se referir a artefatos explosivos.



Os explosivos (Foto:  Wilton Junior/Estadão Conteúdo e Reprodução)















































O episódio disparou um enredo policial que, como no filme Pra frente, Brasil, evoluiu à medida que a Copa do Mundo avançava. Na quinta-feira, dia 10, dois dias depois da derrota de 7 a 1 para a Alemanha, o juiz Flavio Itabaiana de Oliveira Nicolau emitiu os primeiros mandados de prisão temporária contra Camila Jourdan e mais 22 manifestantes – entre eles a ativista Elisa de Quadros Sanzi, conhecida como Sininho. Nos dias que se seguiram – especialmente no sábado, dia 12, quando o Brasil perdia a disputa do terceiro lugar para a Holanda –, as prisões foram efetuadas. Com base na investigação, a Justiça e o Ministério Público temiam que houvesse violência num protesto marcado para o dia 13, data da final da Copa do Mundo entre Alemanha e Argentina.
 
O deputado estadual Marcelo Freixo  (acima). Ele é citado  no inquérito por sua proximidade com os ativistas, mas não há nenhuma acusação criminal contra ele (Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo)
As detenções provocaram uma onda de repúdio. A Anistia Internacional criticou a ação. Tudo piorou no dia 18, quando, esgotado o período de prisão para averiguações, a Justiça decretou a prisão preventiva dos acusados. As críticas eram de dois tipos. De um lado, militantes desqualificavam o inquérito – as provas não vieram a público, devido ao segredo de Justiça. “Li uma parte do inquérito e estou horrorizado. Nunca vi nada tão malfeito e precário”, disse o deputado estadual Marcelo Freixo, do PSOL. Ele é citado no inquérito por causa de sua proximidade com Sininho, embora não haja nenhuma acusação contra ele. De outro lado, ativistas começaram a chamar os detidos de “presos políticos” e a dizer que o Brasil passara a viver num “estado de exceção”. O auge de tal alegação surgiu quando a advogada Eloisa Samy tentou pedir asilo no Uruguai, na terça-feira passada. O asilo foi negado.
Cabe examinar as alegações dos ativistas e seus apoiadores.Trata-se de um inquérito feito às pressas? Para responder a essa pergunta, é útil entender o objetivo e a história da investigação. O objetivo, segundo a delegada Renata Araújo dos Santos, que conduziu o inquérito, era investigar pessoas que “se aproveitaram do movimento popular (...), fruto de insatisfação geral de um povo, e se organizaram para cometer diversos crimes (dano ao patrimônio público e privado, lesão corporal, ameaça, furto, roubo, desobediência, desacato, homicídio), tendo como principais alvos as sedes dos órgãos públicos, patrimônios públicos, agentes de segurança pública, agências bancárias e estabelecimentos comerciais”. 

As investigações da Polícia Civil do Rio de Janeiro começaram durante as primeiras manifestações violentas que se seguiram aos protestos de junho. E se ampliaram em outubro, quando um protesto de professores descambou para agressões mútuas entre policiais e manifestantes, culminando com a queima de uma viatura. Com autorização da Justiça, os investigadores da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) grampearam e-mails e celulares dos suspeitos de crimes em manifestações. A polícia começou a fazer escutas telefônicas em novembro de 2013 em seis linhas telefônicas. Oito policiais foram escalados para ouvir as conversas. Em julho deste ano, a polícia já fazia escutas de 21 investigados. Só na parte referente às escutas, o processo acumula 1.100 páginas. Quando perceberam que eram grampeados, os investigados começaram a usar menos o telefone e a combinar pessoalmente seus planos. Os investigadores partiram então para o que, na linguagem policial, se chama de “campana”. Seguiam os ativistas, passavam horas na porta da casa deles, procuravam ouvir conversas e fotografar encontros. O resultado é um processo de 3.500 páginas, a que ÉPOCA teve acesso na íntegra. Ele reúne, além das gravações e relatórios de campanas, declarações de integrantes e ex-integrantes de grupos de ativistas e agentes infiltrados. Pode-se, eventualmente, fazer críticas pontuais à qualidade de algumas provas do inquérito ou à interpretação que o Ministério Público e a Justiça fizeram delas. Mas não se pode dizer que foi um inquérito apressado, feito na correria para criar uma prisão espetacular às vésperas da final da Copa.

O inquérito ouviu 11 ativistas. Há pelo menos três testemunhas-chave: os ativistas Felipe Braz e Anne Josephine Rosencrantz e o policial infiltrado Maurício Alves da Silva. O técnico em química Felipe Braz, de 30 anos, participou das manifestações em junho de 2013 e conheceu Sininho no movimento Ocupa Câmara. No inquérito, Felipe afirma ter participado de uma reunião com Sininho, Camila Jourdan e o webdesigner Luís Carlos Rendeiro Júnior, conhecido como Game Over, numa barraca. Segundo ele, Sininho e Game Over insistiam na estratégia de incendiar ônibus durante os protestos. Felipe contou ainda que a casa de Camila Jourdan, no bairro carioca do Rio Comprido, foi ponto de encontro para reuniões dos manifestantes. Ele relatou ter visto, num protesto violento do ano passado, Camila tentar coagir um manifestante a carregar uma mochila com explosivos. Segundo ele,  o rapaz abandonou a mochila, depois apreendida por policiais.
>> Nossa tolerância e a morte de Santiago Andrade

Anne, de 21 anos, tem um filho de 2 anos com Game Over, mais conhecido por ser par frequente de Sininho durante os protestos. No dia 11 de junho deste ano, ela disse à polícia ter visto Sininho carregar gasolina para incendiar a Câmara dos Vereadores e ser contida nas escadas do prédio por outros manifestantes, num dos protestos do ano passado. Anne diz ter sido advertida durante os protestos de que não teria privilégio por ser “esposa de Game Over”.

Maurício é policial da Força Nacional de Segurança, subordinada ao Ministério da Justiça, em Brasília – no auge da violência nos protestos, o ministro José Eduardo Cardozo decretou que combatê-la era uma das prioridades de sua Pasta. Em março de 2014, Maurício desembarcou no Rio e se infiltrou entre os manifestantes. Para ganhar a confiança dos ativistas, usou seu celular para fazer “twitcasting”: filmar e transmitir os protestos ao vivo. Começar a ouvir confidências foi uma questão de tempo. No violento protesto ocorrido em junho na Praça Saens Pena, Maurício, segundo disse no inquérito, ouviu um ativista adepto da tática black bloc comentar: “Os caras são muito burros, erraram os policiais e acertaram um poste. Gastou um ‘molotov’ (sic) à toa...”. Em outra ocasião, ele diz que viu a advogada Eloisa Samy avisar a outros manifestantes “que estava na hora de começar a confusão”. No dia 9 de julho, Maurício revelou à polícia um plano para uma manifestação violenta no último jogo da Copa, realizado no Maracanã. Ela deveria contar com pelos menos 80 adeptos da tática black bloc de Rio, São Paulo, Salvador e Belo Horizonte.

Se os depoimentos apontam para atos ilícitos cometidos por Sininho, as escutas telefônicas e apreensões policiais trazem indícios contra Camila Jourdan. Quando foi presa, na véspera da final da Copa, a polícia afirma ter encontrado com ela explosivos, uma garrafa com gasolina, dois fogos de artifício e uma bomba caseira cilíndrica em PVC – segundo laudo do Esquadrão Antibombas da Polícia Civil, ela poderia matar. O advogado de Camila Jourdan, Marino d’Icarahy, acusa a polícia de ter “plantado” as provas contra ela.
A Sigla (Foto: Reprodução)
Embora a investigação tenha sido exaustiva, o relatório apresenta falhas. Algumas informações que saíram da internet e não foram checadas – cursos que Sininho é acusada de ter feito em Cuba, por exemplo – são dadas como verdadeiras. Embora o espírito da investigação não seja político, o relatório perde muito tempo esmiuçando siglas de movimentos e a convocação de protestos pelas redes sociais. Nada disso é crime, pois qualquer um tem direito de organizar uma manifestação numa democracia. No campo das siglas, é útil saber que a maior parte dos citados no inquérito pertence à Organização Anarquista Terra e Liberdade (de que Camila Jourdan é uma das dirigentes), ao Movimento Estudantil Popular Revolucionário (onde milita Game Over) ou à Frente Independente Popular, que é chefiada por Sininho e congrega vários movimentos. O inquérito aponta que existe uma organização por trás dos protestos violentos. Não se trata apenas de revolta espontânea.
Toda a investigação foi feita legalmente, com supervisão do Ministério Público. Não houve ação da polícia que não fosse autorizada pela Justiça. Na quarta-feira, dia 23, o desembargador Siro Darlan concedeu habeas corpus aos que haviam sido presos preventivamente. Ele achou prudente determinar o recolhimento dos passaportes e condicionar viagens dos denunciados para fora do Rio a autorização judicial. O processo apenas começou. Existem acusações graves no inquérito. Os ativistas responderão em liberdade, com amplo direito de defesa.
É assim que as coisas acontecem na democracia, onde protestar pacificamente é um direito de todos. E onde usar bombas, agredir pessoas e destruir patrimônio é crime – apenas crime.




Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Motoristas da Uber anunciam greve nacional; saiba quanto tempo irá durar

  A Uber está no centro de uma paralisação nacional marcada para esta terça-feira, 26 de março, como forma de protesto contra o Projeto de Lei 12/2024. O PL que visa regular a atividade dos motoristas de aplicativos, tem sido debatido entre representantes da categoria, os condutores e o Governo Federal. Motoristas da Uber confirmam PARALISAÇÃO NACIONAL; saiba até quando vai durar. Imagem: FDR Com tramitação em regime de urgência na Câmara dos Deputados, em Brasília, o PL tem gerado controvérsias desde sua proposição. A AMAPE e a FEMBRAPP, entidades representativas dos motoristas por aplicativos como Uber e outros, apoiam a manifestação no estado. Thiago Silva, presidente da AMAPE , confirmou a realização do evento em Recife. O ponto de encontro será em frente ao Classic Hall, na faixa local, com início às 7h da manhã. Os motoristas da Uber participarão de uma carreata até a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). Na ALEPE, será entregue um pedido simbólico para retirada da urgênc

Alerta vermelho: veja quais cidades de SP e RJ terão as chuvas mais intensas

  A região  Sudeste  entrou em alerta máximo para a ocorrência de temporais em diversas localidades, especialmente em  São Paulo  e no  Rio de Janeiro . Uma frente fria, que já causou temporais e estragos no  Sul  do país, pode levar ao acúmulo de mais de 200 milímetros de chuvas apenas entre esta sexta-feira (22/3) e sábado (23/3), com risco de alagamentos e deslizamentos de terra em áreas mais vulneráveis. Em São Paulo, as chuvas serão mais intensas nesta sexta-feira, ainda quem devam continuar ao longo dos próximos dias. Nesta sexta, um dos municípios mais chuvosos será  Cruzeiro , no Vale do Paraíba, onde o volume de precipitações deverá chegar perto de 100 milímetros. Já no Rio de Janeiro, a previsão é de chuva intensa principalmente em  Angra dos Reis , na Costa Verde, Quatis, no Vale do Paraíba Fluminense, e  Mesquita , no Grande Rio. Veja a seguir algumas das cidades em que mais deve chover nos dos dois Estados. São Paulo De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, o v

Valor dos pedidos de recuperação judicial sobe 79,8% em 2023 deve continuar em 2024

  Os pedidos de  recuperação judicial  saltaram em 2023 em 68,7% na comparação com o ano anterior, atingindo 1,4 mil pedidos, de acordo com informação divulgada pela  Serasa Experian . Este foi o quarto maior número de pedidos já registrado desde 2005, quando a Serasa Experian iniciou a série histórica. O maior número de pedidos de recuperação judicial aconteceu em 2016, quando 1,8 mil empresas recorreram à Justiça para se protegerem de seus credores. O número de pedidos atingiu a marca de 1,420 mil em 2017 e de 1,408 mil em 2018. O ano de 2023 foi marcado pelos pedidos de recuperação de grandes empresas como  Americanas ,  Light  e  Oi . “O ano passado foi marcado por um recorde de inadimplência das empresas, influenciando significativamente o panorama da recuperação judicial. Embora os sinais de melhoria tenham começado a surgir, como a queda da inflação e das taxas de juros, a reação no cenário de recuperação judicial mostra-se mais lenta”, comenta o economista da Serasa Experian, L

Presídios do Brasil registraram quase uma fuga por dia no ano passado

  No ano passado, houve ao menos 333 fugas no Brasil, ou quase uma por dia, de acordo com levantamento do jornal O Globo com governos de 18 estados. Segundo a reportagem, o estado com o maior número de presos foragidos em 2023 foi Santa Catarina, com 56 detidos evadidos. Na sequência vem o Pará, com 52, e o Paraná, com 42, formando o ‘TOP 3’. ( veja a relação completa ao fim da reportagem ) As escapadas geralmente contam com algum esquema que facilita a saída. Em outubro, um caso no presídio de Trindade, na Região Metropolitana de Goiás, mostrou como as facilitações internas se associam às fugas. Após 14 detentos terem escapado, um agente penal e um vigilante temporário foram presos. Segundo a reportagem de O Globo, cada fugitivo teria pago R$ 10 mil aos dois, que deixaram a porta da cela aberta. Em seguida, todos saíram por um buraco no telhado do corredor. Um dos presos recapturados contou em depoimento que os pagamentos foram feitos dentro do presídio, por pix, durante o banho de so

Advogado faz discurso antissemita e quer expulsão de judeus de instituto; OAB pede investigação

  O advogado Hariberto de Miranda Jordão Filho fez declarações antissemitas durante uma reunião do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) na última quarta-feira (20). Instituições ligadas à advocacia, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), reagiram às falas. Membro da diretoria do instituto, pediu que todos os judeus presidentes de comissões do IAB fossem demitidos. “Devem ser expulsos, eliminados”, disse Jordão Filho, que reclamava do fato de a Federação Israelita do Rio de Janeiro ter acionado a OAB sobre outras manifestações antissemitas que ele já havia proferido. No discurso no IAB ele também comparou ao holocausto o que acontece na Guerra no Oriente Médio, chamando os israelenses de nazistas. Os judeus foram as principais vítimas do nazismo. Alguns membros do instituto tentaram interromper o discurso de Jordão Filho, mas a presidência da sessão permitiu que o advogado continuasse, dizendo que ele vai “assumir as consequências disso”. O IAB informou, em nota na quinta-feir

STF derruba a revisão da vida toda do INSS; entenda a decisão

  Ministros analisaram ações que questionam lei de 1999 e determinaram que segurados não podem escolher regra mais benéfica O  Supremo Tribunal Federal (STF)  decidiu nesta quinta-feira que os segurados não pode escolher o regime mais benéfico para sua  aposentadoria do   INSS .  Na prática, esse entendimento inviabiliza a chamada revisão da vida toda dos benefícios do  Instituto Nacional do Seguro Social , que fora autorizada pela própria Corte em outra ação. Em 2022, o plenário do STF havia decidido que o mecanismo da  “ revisão da vida toda ”  é constitucional. Isso significa que todas as contribuições previdenciárias feitas ao INSS pelos trabalhadores no período anterior a julho de 1994 poderiam ser consideradas no cálculo das aposentadorias, o que poderia aumentar os rendimentos de parte dos aposentados. Quando entra em vigor? Entretanto, a decisão não entrou em vigor porque ainda há um recurso pendente contra ela, ingressado pelo governo. Esse recurso também estava na pauta desta