Pular para o conteúdo principal

USP: Empresa responsável pela segurança, nega ter retirado estudante da festa

Corpo coberto após ser retirado da raia olímpica da USP (Foto: Reprodução/TV Globo)

Representantes da empresa responsável pela segurança da festa dos 111 anos do Grêmio Politécnico, realizada na madrugada de sábado (20), no Velódromo da USP, negaram que o estudante Victor Hugo Santos tenha sido retirado por vigias do evento. O jovem de 20 anos estava desaparecido desde o fim de semana e seu corpo foi encontrado nesta terça-feira (23), na raia olímpica da universidade. A polícia investiga se ele foi vítima de um crime ou se sofreu um acidente.O comportamento dos seguranças do evento foi questionado pela família do estudante. Testemunhas relataram à polícia terem visto uma pessoa parecida com Santos sendo supostamente agredida por vigias.
A C.O.S. Group alega que afirmações como essas não têm fundamento. "Não houve nenhum incidente, nenhuma ocorrência referente à briga que fosse preciso colocar alguém para fora", disse Tony Feitosa, diretor de operações da empresa. "Isso é boato. Não chegou ao meu conhecimento. O que houve bastante foram seguranças ajudando pessoas a ir até a enfermaria. Pessoas que já não estavam bem e tinham ingerido um pouco de álcool." Feitosa, porém, diz que não sabe precisar quantos foram acompanhados.
O advogado da empresa, Arthur Marinho, também rechaçou a hipótese de que o menino teria sido agredido por seguranças e retirado de evento. Ele acredita que tal ação teria sido registrada pelos presentes em câmeras de aparelhos telefônicos, caso tivesse ocorrido.
"Eu imagino que em um evento para 5 mil pessoas, todos ali tenham celulares. Acho muito pouco provável que se houvesse algum tipo de agressão a esse jovem ninguém sacasse o seu celular e começasse a filmar, como aconteceu semana passada com o camelô”, comparou.
O diretor operacional da empresa também afirmou que é procedimento padrão conversar com todos os seguranças para colher relatos de eventuais problemas. Os 140 homens que trabalharam na festa só atuaram na parte interna do velódromo, e relataram apenas o uso frequente de maconha, única droga que conseguiram identificar pelo cheiro.
O estudante Victor Hugo Santos em foto com camiseta que ele usava no dia da festa, segundo a família (Foto: Arquivo Pessoal)O estudante Victor Hugo Santos com camiseta que
ele usava no dia da festa (Foto: Arquivo Pessoal)
Segundo o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), uma lista com todos os seguranças que atuaram no evento já foi pedida à empresa. Todos deverão ser ouvidos.
A diretora do DHPP, Elisabeth Sato, questiona o argumento utilizado pelos representantes da C.O.S Group.
"Na minha visão como policial, afirmar categoricamente que não houve nenhuma intercorrência durante uma festa que durou tantas horas, com mais de 5 mil pessoas, é inviável", afirma.
Segundo ela, a versão do grupo é contraditória com a apresentada pela empresa responsável para fazer o atendimento ambulatorial do evento.
"Temos informações passadas pela empresa contratada para prestar primeiros-socorros que eles tiveram muitos atendimentos de embriaguez e, inclusive, agressão mútua. Isso já cai por terra (a alegação da empresa de segurança)".
Irregularidades
De acordo com a Polícia Federal, a C.O.S. Group não tem autorização para atuar como segurança de eventos. Segundo Feitosa, três empresas compõe o grupo, e a GE Segurança, responsável pelo serviço, é regularizada. "A COS é um grupo de empresas. A responsável pela segurança é a GE Segurança, que está regularizada, com alvará e tudo que a Polícia Federal exige."
O diretor operacional também confirmou que a C.O.S. foi autuada em 2012 por exercer função de segurança em um evento em que deveria apenas fazer o serviço de vigilância. Segundo o diretor de operação, a empresa atua há 13 anos no mercado e atende a USP há seis.
Corpo com marcas
Elisabete Sato afirmou nesta terça que o corpo do estudante não aparenta "visivelmente" nenhuma lesão a não ser "um pequeno hematoma no lábio e um edema no olho direito".
Os machucados podem ser indício de que Victor Hugo sofreu uma queda, por exemplo, ou então que foi agredido. A família do estudante já fez questionamentos públicos sobre o comportamento dos seguranças após testemunhas relatarem à polícia terem visto uma pessoa parecida com Victor Hugo Santos sendo supostamente agredida por seguranças.
Peritos ouvidos pelo G1 e que preferiram não se identificar disseram que o corpo em uma primeira análise não apresentava sinais de afogamento. A necropsia deverá ajudar a polícia a determinar se a morte foi acidental ou se foi um crime. Será investigado, por exemplo, se o rapaz usou drogas e se ingeriu bebida alcóolica. O pai do estudante disse à polícia que ficou sabendo por amigos que o filho estava com drogas no dia da festa, mas não sabe se as usou.
Victor Hugo, de 20 anos, cursava design gráfico no Senac e havia ido ao evento acompanhado de amigos. Segundo o estudante Artur Sarmento, os shows já tinham acabado quando o jovem desapareceu. "A gente estava saindo da festa. Ele falou: ‘Eu vou buscar uma cerveja’. E nisso a gente se desencontrou”, disse. O jovem se separou dos amigos por volta das 4h30.
O corpo foi retirado na manhã desta terça após pessoas que praticavam atividade física na região avisarem funcionários sobre o corpo. Os bombeiros foram chamados.
Segundo José Carlos Simon Farah, diretor-técnico do Cepeusp e professor de remo, não há possibilidade de que o corpo tenha caído em um córrego perto da USP e tenha sido levado pela correnteza até a raia olímpica. Ele afirma que a única maneira de chegar à raia seria pular o portão de acesso, que estaria fechado durante a festa. Alunos, porém, afirmaram que é possível entrar por um espaço em uma lateral do portão.
No ponto A, raia olímpica, local onde foi achado o corpo do estudante. No ponto B, velódromo, onde ocorreu a festa (Foto: Arte/G1)LEGENDA: No ponto A, "Raia Olímpica", local onde foi achado o corpo do estudante. No ponto B, "Velódromo", onde ocorreu a festa. (Ilustração: Arte/G1)
Corpo do estudante Victor Hugo Santos achado na raia olímpica é levado para veículo do Instituto Médico Legal (IML) (Foto: Reprodução/TV Globo)Corpo do estudante Victor Hugo Santos achado na raia olímpica é levado para veículo do Instituto Médico Legal (IML) (Foto: Reprodução/TV Globo)
Escadaria próxima ao local onde corpo do estudante foi achado (Foto: Kleber Tomaz/G1)Escadaria próxima ao local onde corpo do estudante foi achado (Foto: Kleber Tomaz/G1)Veículo do IML chega pela manhã às proximidades da raia olímpica (Foto: Kleber Tomaz/G1)fonte:http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/09/empresa-nega-que-estudante-tenha-sido-retirado-de-festa-na-usp.html

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

DORIA NÃO MENTE

Rancho D´Ajuda

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40