Pular para o conteúdo principal

Especial dia dos Professores: Largou carreira após aluno agredi-la com chute na barriga de um estudante de 14 anos

Joana* foi professora da rede pública de Santos, SP, diz que perdoa o aluno de 14 anos que a agrediu (Foto: Caio Kenji/G1)


Joana* foi professora da rede pública de Santos (SP) e diz que perdoa o aluno de 14 anos que a agrediu (Fotos: Caio Kenji/G1)
Por 20 anos, Joana* foi professora em escolas públicas de Santos (SP). Chegou a fazer uma pós-graduação. Ainda guarda os agradecimentos de estudantes dedicados, que contaram com a sua ajuda para encontrar seus caminhos profissionais. Mas as lembranças ruins são as mais marcantes. Quando estava grávida de sete meses, levou um chute de um aluno de 14 anos. Devido a outras complicações de saúde, causadas pela agressão, acabou perdendo o bebê e nunca mais conseguiu voltar a uma sala de aula. Hoje, aos 52 anos, ainda convive com as sequelas físicas e psicológicas. “Eu achava que eu tinha nascido para ser mãe. Depois disso, aconteceu a agressão, uma agressão horrível”, conta. “Eu não consigo mais pisar na calçada de uma escola, ouvir o sinal.”Para ela, a violência é um problema social. “O pai acha que manda o aluno para a escola e o professor tem que educar. Se o professor toma alguma atitude, ele vai à escola para bater no professor. Ele não acha que foi o filho que teve problema.” Conheça a seguir a história de Joana, uma das entrevistadas na série especial do G1 para o Dia dos Professores. Ela pediu para o nome ser trocado e não mostrar o rosto nas fotos.
G1 - Como se tornou professora?
Eu escolhi o magistério, principalmente, pelo desejo de ser mãe. Entre todas as carreiras existentes, é a única que oferece uma licença médica quando você tem um filho doente. Eu tenho professoras na família. Quando era adolescente, via que minhas tias professoras conseguiam cuidar dos filhos. Elas podiam escolher o horário de trabalho e levar os filhos para a escola no mesmo horário em que elas estavam trabalhando, na mesma escola. Desde os 12 anos eu me preparava para ser mãe. Era o meu grande sonho, queria casar de véu e grinalda e ter filhos. Quando me formei, foi a maior emoção da minha vida. Trabalhei para pagar a minha faculdade. Depois, achei que duas coisas me fariam mais feliz: casar e ter filhos. Esses sonhos foram tirados de mim para sempre.
G1 - Depois que se formou, já começou a trabalhar?
Eu comecei a dar aula durante a faculdade, porque eu tinha feito o magistério. Depois, eu fiz outra faculdade na área de humanas. Foram 20 anos dando aulas para ensino fundamental e ensino médio. Sempre trabalhei em escola pública, municipais e estaduais. Dava aula nos três períodos.
G1 - Durante esse tempo que lecionou, como foi a sua experiência?
Foram muitas emoções. Eu passei pelas mais terríveis. Peguei piolho e peguei sarna. Quando eu peguei sarna comecei a sentir uma coisa estranha no braço. Fui ao médico e ele disse que fatalmente peguei na escola. O tratamento era uma coisa horrível.
Joana (Foto: Caio Kenji/G1)
G1 - E teve parte boa?
A parte boa é que eu tive alunos maravilhosos, principalmente no EJA [projeto de Educação de Jovens e Adultos]. A parte que eu mais vi resultado foi o EJA, onde você via pessoas que não tiveram oportunidade e chegavam lá com aquela vontade de aprender, de fazer alguma coisa. Você conseguir fazer alguns alunos passarem em testes para vidraceiros, ajudantes de marceneiro, fazerem uma medida para serem costureiras, é muito bom. Eu tenho certeza de que eu ajudei muita gente. De coisas boas, tenho cartinhas e bilhetes de agradecimento. Muitas coisas que assinei e gente me falou que ia levar para o resto da vida. Eu tenho meu relicário. De vez em quando eu sou reconhecida por algum aluno na rua. É muito legal. Mas eu não precisava ter pagado o preço que paguei. O preço que paguei foi muito alto.
G1 - O que aconteceu para você parar de lecionar?
Eu engravidei aos 39 anos, um pouco tarde, mas nada de absurdo. Eu estava namorando, era uma coisa rara. Dava aula nos três períodos e não tinha tempo. Não tinha sido planejado, mas quando aconteceu o rapaz assumiu, montou casa, aceitou, foi uma coisa boa. Eu me senti tão bem. Se soubesse que quando engravidasse eu teria tanta vitalidade, teria tido um filho aos 18 anos. Eu acordava antes do relógio, não tinha nenhum enjoo, era uma felicidade, era uma coisa tão maravilhosa, tão fantástica. Eu estava na minha casinha, com uma pessoa que gostava de mim, e minha barriga crescendo. O médico perguntou se eu queria entrar de licença por causa da minha idade, para descansar. Eu já tinha passado para o sétimo mês da gestação, e falei que estava me sentindo muito bem, que gravidez não era doença e que preferia ficar mais tempo trabalhando para depois ficar mais tempo de licença. Ia abrir mão de um dos empregos para criar a minha filha. Achava que eu tinha nascido para ser mãe, e sabia que ia ser tarde para ter outro filho. Depois disso, aconteceu a agressão. Foi uma agressão horrível. Foi um aluno de 14 anos.
G1 - O que você lembra disso?
Foi um chute rápido e certeiro na minha barriga. Na mesma época, eu também tive eclampsia [hipertensão específica da gravidez] e fiquei oito dias em coma induzido. Quando o meu marido chegou ao hospital, o médico perguntou se ele autorizava fazer o parto e salvar a criança, mas que não garantia a minha vida. Por causa da pressão, eu não podia encarar uma cesárea. Meu marido falou para ele me salvar. Em dois dias, a minha filha morreu na minha barriga e eu fiquei oito dias com a pressão muito alta. Fui direto para o centro cirúrgico fazer a cesariana. Eu acordei e não tinha mais criança. Eu tentei salvar o meu útero por dois anos, mas perdi. Fiquei com várias sequelas, como hipertensão e depressão. Meu colesterol subiu muito. Eu passei a ter fibromialgia, triglicérides altíssimo, passei a ser uma pessoa mal humorada.
G1 - Você demorou para procurar ajuda?
No início, o chão saiu de mim. Tem aquela revolta. Você quer processar, matar, mas eu tenho uma amiga que era professora, trabalhava comigo na época e é muito espiritualizada. Eu chamo de xará, porque ela tem o mesmo nome que eu. Ela foi a única pessoa que me ajudou e me ajuda até hoje. Ela me leva em palestras, me indica livros e não me abandonou.
G1 - Você tentou voltar a trabalhar?
Eu tentei voltar um ano após a agressão. No primeiro dia eu passei muito mal. No segundo dia, eu fui embora dentro de uma ambulância. Meu cardiologista falou que eu não tinha condições de voltar a trabalhar.
G1 - Você se aposentou?
Eu prefiro dizer que eu desisti.
G1 - Sua amiga te deu força nessa época?
Ela me encorajou a não querer brigar, embora isso seja muito difícil.
G1 - Você perdoa o garoto que te agrediu?
Eu perdoo esse rapaz. Nem sei se está vivo. Ele já tinha crimes na época. Uma pessoa que tem crimes não tem uma vida muito longa. Foi a primeira pessoa que eu perdoei e depois eu entendi que, por alguma razão, eu não tenha vindo para essa vida para ser mãe. A única coisa que eu não entendi é que se eu não vim para essa vida para ser mãe por que Deus me colocou esse desejo tão latente. Eu estou procurando entender.
G1 - Você voltou a dar algum tipo de aula?
Algumas palestras. É a minha área agora. Eu hoje posso dizer que sou uma consultora de saúde integral para o espírito e o corpo. Eu estudo cristais, naturopatia [medicina natural], evangelho segundo o espiritismo, estudo a cabala, numerologia. Para me ajudar. Eu já diminui muito os meus remédios. Eu tomava 16 comprimidos por dia. Hoje eu tomo 6.
G1 - Para que os remédios?
Cada um para uma coisa. Eu tomei muito psicotrópico. Eu já tomei muitas bombas pesadas. Hoje eu tomo um antidepressivo e um ansiolítico [que controla a ansiedade]. Não tomo mais estabilizador de humor e remédio para dormir. Tomo dois para colesterol, um remédio para pressão e uma vitamina. Pretendo eliminar os dois do colesterol e, gradativamente, os dois psicotrópicos.
G1 - Há quanto tempo você parou de dar aula?
13 anos.
G1 - Nesses 13 anos, você pensou em recomeçar?
De jeito nenhum. Eu não consigo pisar na calçada de uma escola, ouvir o sinal. Se eu estiver em um pizzaria e ouvir o barulho de adolescentes comemorando um aniversário, eu mando embrulhar minha pizza e vou embora. Eu tenho pânico. Eu não vou para a praça de alimentação de shoppings aos fins de semana. Eu não consigo escutar o barulho de adolescentes. Eu tenho pânico. Não consigo ouvir rap, funk, dancinhas. Ver meninos de bermuda caída mexe comigo. Eu só consigo ouvir música até a década de 90. Eu travei.
G1 - Você acredita que a violência na escola é um problema social?
Sim, é um problema social. O pai acha que manda o aluno para a escola e o professor tem que educar. Se o professor toma alguma atitude, ele vai à escola para bater no professor. Ele não acha que foi o filho que teve problema. Eu respondi a um processo por causa de uma aluna que estava despida na classe dançando na boquinha da garrafa. Eu mandei ela subir o short e cobrir os seios. A mãe veio dizer que eu chamei a filha dela de gorda. A aluna estava se mostrando sensualmente dentro da sala, a professora chama a atenção e leva um processo porque chamou a ‘santa’ de gorda. O aluno sempre tem razão.
G1 - A educação fez e faz parte da sua vida. Tem lembranças boas e, infelizmente, outras bem ruins. Qual a sua mensagem para o Dia dos Professores?
Eu acho que o problema vem de cima. Enquanto os nossos governantes não mudarem a estrutura, as condições, a valorização dos professores, vai continuar assim. Enquanto esse sistema de progressão continuada não acabar, vai ser péssimo. Eu acho que os professores têm que encontrar uma maneira de lutar pelos direitos deles, porque eles não vão conseguir existir como seres humanos. Eles não vão conseguir se impor como profissionais respeitáveis.
Em 1988, quando [o então governador de São Paulo] Orestes Quércia colocou o ciclo básico onde a criança passava da primeira para a segunda série sem saber ler, ele deu o primeiro passo para a desvalorização total do magistério. Quando uma criança passa da primeira para a segunda série sem saber ler, ela não aprende português, geografia, história e nem matemática. Nunca mais na vida. Depois, em 1996, veio a progressão continuada e se disse que ninguém podia usar a caneta vermelha. O professor só podia usar a caneta azul. O professor virou capacho de aluno. O aluno pode fazer xixi e cocô na cabeça do professor. Acabou o sentido de ser mestre. O que o professor vai fazer dentro de uma sala de aula onde o aluno pode fazer o que quiser e, mesmo assim, vai passar de ano? Ou o professor tem que tomar uma atitude para se valorizar ou vai procurar outra profissão e deixa o país sem professor. Eles vão ter que arranjar uma forma de valorizar o professor para os professores voltarem à sala de aula. É isso que eu digo para o professor.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Brasileiros estão sentindo no bolso e 79% dizem que preço dos alimentos aumentou

  A mais recente pesquisa realizada pelo Ipec (antigo Ibope) aponta que a maioria dos brasileiros, 79% deles, acredita que o preço dos alimentos aumentou nos últimos meses no país. Enquanto isso, uma parcela menor, representando 9% dos entrevistados, acredita que houve uma queda nos preços dos alimentos. Apenas 11% acreditam que os preços permaneceram estáveis. Aqueles que não souberam ou não responderam correspondem a 1% dos participantes. Além de avaliar a percepção atual, os pesquisadores também investigaram as expectativas para o futuro. Para 64% dos entrevistados, a tendência é de que os preços continuem a subir nos próximos meses. Enquanto isso, 15% acreditam que os valores vão diminuir, e 18% esperam que fiquem iguais aos de hoje. Aqueles que não souberam ou não responderam representam 3%. O levantamento ouviu 2000 pessoas entre os dias 4 e 8 de abril em 129 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Informação: Conexão Pol

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40

Buscando ter ‘maior bumbum do mundo’, mulher revela não conseguir achar poltrona em que caiba; VEJA FOTOS

Natasha Crown, uma modelo sueca famosa por buscar ter o “maior bumbum do mundo”, compartilhou um vídeo recentemente que revela a dificuldade que ela enfrenta para encontrar uma poltrona em que possa se acomodar. Natasha já gastou mais de R$ 700 mil em procedimentos estéticos para aumentar suas nádegas. Sua última medição registrou um bumbum de 2,2 metros. Um dos 2,3 milhões de seguidores dela no Instagram perguntou: “Como você faz para viajar? Como é a experiência nos assentos?”. Outro seguidor criticou: “Nunca vou entender por que você fez isso. Isso é tão ruim.” No entanto, Natasha não pretende parar. Ela continua com os procedimentos de Brazilian lift, nos quais a gordura é retirada de outras partes do corpo e injetada nas nádegas. A modelo também adotou uma dieta que inclui dezenas de pizzas e 12 quilos de Nutella em dois meses, com o objetivo de ganhar peso. A meta de Natasha tem um nome: Mikel Ruffinelli. Essa americana, mais conhecida como Diva, detém o recorde mundial com uma c