Pular para o conteúdo principal

Especial dia dos Professores: Salário faz professor do DF desistir da carreira para se tornar auditor fiscal

Mario de Pinho Filho diz que o baixo salário foi desestímulo para prosseguir na carreira (Foto: G1)

Mario de Pinho Filho, de 43 anos, se considera "professor de coração", mas abandonou a profissão decepcionado com a falta de estrutura na rede pública de ensino. Ele começou a carreira em 1991, ensinando para alunos da 1ª à 4ª série em uma escola de Santa Maria, no Distrito Federal. Depois, passou a lecionar matemática para jovens. Após 12 anos de trabalho, deixou as salas de aula.Formado em matemática, com pós-graduação em direito tributário, o atual auditor da Receita Federal não esconde: foi o baixo salário da categoria que o fez mudar de caminho. Ele acumulava o cargo de professor de escola pública e agente penitenciário na Polícia Civil desde que se casou, em 1999, mas, quatro anos depois, teve de optar por somente um emprego. Ele diz ter enfrentado obstáculos nas três escolas públicas do DF em que trabalhou — a de Santa Maria e outras duas no Gama. Pinho Filho critica a “estrutura precária” dos centros de ensino, que, segundo ele, torna o trabalho “desestimulante”.
Mesmo assim, Mario Pinho Filho tem o sonho de voltar a dar aula, ainda como professor de matemática. “Um sentimento reiterado”, segundo o auditor. “É um desejo de realização pessoal. Talvez num futuro não muito distante eu consiga fazer isso.” Ele diz que o único obstáculo para realizar esse anseio é a falta de tempo, devido ao dia a dia na Receita Federal. Confira mais uma entrevista do especial do G1do Dia dos Professores.
G1 - Por que decidiu lecionar?
Mario de Pinho Filho - Eu acho que a profissão é muito digna, importante para a sociedade. Foi desde a adolescência que eu fui conhecendo a importância da profissão e fui me envolvendo. Aí acabei optando por esse tipo de trabalho.
G1 - Teve de conciliar mais de um emprego?
Mario de Pinho Filho - Numa determinada época, sim. Em 1999, fiz concurso para a Polícia Civil do DF e aí, quando entrei na corporação, em setembro daquele ano, conciliei meu trabalho de agente penitenciário com a atividade de professor. Dava um trabalho absurdo. Conciliei até 2003. Posteriormente, abri mão do cargo do cargo de professor.
G1 - Como era a estrutura dos locais onde trabalhou?
Mario de Pinho Filho - 
Todas as escolas por onde passei tinham estruturas bem precárias. Uma delas está até hoje caindo aos pedaços. Deveria ser demolida e construída de novo. Era muito desestimulante trabalhar. Um ambiente agradável beneficia tanto o aluno quanto professor. Apesar disso, nas três escolas, encontrei uma vontade muito grande das pessoas em fazer com que a coisa funcionasse, mas sempre esbarrávamos em dificuldades. Falta de pessoal, falta de material como papel, giz ou carteiras, mas também problemas na estrutura das escolas.
G1 - Era gratificante trabalhar como professor?
Mario de Pinho Filho - 
Era gratificante, mas muito cansativo e estressante. A carga horária era muito alta. Em certo momento, virou corriqueiro levar trabalho para casa. Certamente, as dificuldades [de hoje] são parecidas [com as da minha época]. Alguma coisa evoluiu, mas não o suficiente. Desde o tempo em que saí, a evolução não foi suficiente para tornar a escola agradável, um espaço de transformação.
  •  
Arte professor do DF (Foto: Editoria de arte/G1)
G1 - Sabemos que os professores da rede pública têm salário baixo, infraestrutura deficitária etc. O que exatamente o desmotivou?
Mario de Pinho Filho - Sempre tive impressão de que a profissão era muito importante. Contribuir com a formação da pessoa é algo dignificante, gratificante. Porém, a educação hoje está muito no discurso das pessoas que empregam a estrutura do Estado. Ouve-se muito falar na necessidade de investir na educação para que seja coisa melhor, para que se consiga fazer da educação instrumento de transformação. Mas isso fica muito no discurso. O investimento na estrutura, pelo poder público, é algo, que pelo menos na época em que estive, não era visto. Tenho muitos colegas que optaram por deixar a profissão, que não é valorizada mesmo.
G1 - Qual foi o momento em que disse: "Não dá mais"?
Mario de Pinho Filho - Às vezes a gente tem um sonho, mas chega um momento que temos de abrir mão. Em 1999, eu casei. Aí tive de optar por somente um emprego, por força da própria administração pública do DF, que concluiu que os dois cargos não eram compatíveis. Fiz opção exclusivamente em função do salário. À época, o salário de agente era mais do que o dobro do que eu ganhava como professor. Se não fosse o salário, jamais teria desistido da minha vocação. Jamais teria ido para a Polícia Civil, muito menos virado auditor fiscal. A minha vocação era continuar no magistério.
G1 - Já foi vítima de agressão ou de ofensas na sala de aula?
Mario de Pinho Filho - Nunca fui. Fui vítima de agressão quando fui aluno, estudante da rede pública.
G1 - Pensa um dia em voltar?
Mario de Pinho Filho - É um sentimento reiterado na vida a vontade de um dia ter condições de retornar à sala de aula. Talvez num futuro não muito distante consiga fazer isso. É um desejo de realização pessoal. Até hoje não consegui colocar em prática. Como auditor fiscal da Receita há dez anos, posso até lecionar, mas é que o tempo não tem contribuído. O trabalho é bastante pesado. Gostaria de voltar como professor de matemática.
G1 - Qual é a mensagem que o senhor gostaria de deixar neste Dia dos Professores?
Mario de Pinho Filho - A principal é que aqueles que se dedicam à profissão são verdadeiros heróis brasileiros. Não é fácil, com tudo o que a gente passa, todas as dificuldades que se impõem, permanecer lutando para fazer educação de qualidade no Brasil, enquanto não se dá a devida importância para esse tipo de profissão.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Motoristas da Uber anunciam greve nacional; saiba quanto tempo irá durar

  A Uber está no centro de uma paralisação nacional marcada para esta terça-feira, 26 de março, como forma de protesto contra o Projeto de Lei 12/2024. O PL que visa regular a atividade dos motoristas de aplicativos, tem sido debatido entre representantes da categoria, os condutores e o Governo Federal. Motoristas da Uber confirmam PARALISAÇÃO NACIONAL; saiba até quando vai durar. Imagem: FDR Com tramitação em regime de urgência na Câmara dos Deputados, em Brasília, o PL tem gerado controvérsias desde sua proposição. A AMAPE e a FEMBRAPP, entidades representativas dos motoristas por aplicativos como Uber e outros, apoiam a manifestação no estado. Thiago Silva, presidente da AMAPE , confirmou a realização do evento em Recife. O ponto de encontro será em frente ao Classic Hall, na faixa local, com início às 7h da manhã. Os motoristas da Uber participarão de uma carreata até a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). Na ALEPE, será entregue um pedido simbólico para retirada da urgênc

Valor dos pedidos de recuperação judicial sobe 79,8% em 2023 deve continuar em 2024

  Os pedidos de  recuperação judicial  saltaram em 2023 em 68,7% na comparação com o ano anterior, atingindo 1,4 mil pedidos, de acordo com informação divulgada pela  Serasa Experian . Este foi o quarto maior número de pedidos já registrado desde 2005, quando a Serasa Experian iniciou a série histórica. O maior número de pedidos de recuperação judicial aconteceu em 2016, quando 1,8 mil empresas recorreram à Justiça para se protegerem de seus credores. O número de pedidos atingiu a marca de 1,420 mil em 2017 e de 1,408 mil em 2018. O ano de 2023 foi marcado pelos pedidos de recuperação de grandes empresas como  Americanas ,  Light  e  Oi . “O ano passado foi marcado por um recorde de inadimplência das empresas, influenciando significativamente o panorama da recuperação judicial. Embora os sinais de melhoria tenham começado a surgir, como a queda da inflação e das taxas de juros, a reação no cenário de recuperação judicial mostra-se mais lenta”, comenta o economista da Serasa Experian, L

Elon Musk apresenta avanços na tecnologia de robôs da Tesla em novo vídeo do modelo Optimus Gen-2

  Um universo em que você passa a responsabilidade das tarefas domésticas para um robô não parece tão impossível assim -  se você tiver cerca de R$ 100 mil, preço estimado para o robô humanoide da Tesla . Em um vídeo divulgado por  Elon Musk , nesta segunda-feira (15), o robô Optimus dobra uma camiseta. Um universo em que você passa a responsabilidade das tarefas domésticas para um robô não parece tão impossível assim -  se você tiver cerca de R$ 100 mil, preço estimado para o robô humanoide da Tesla . Em um vídeo divulgado por  Elon Musk , nesta segunda-feira (15), o robô Optimus dobra uma camiseta. Conheça o Optimus O Optimus foi o primeiro protótipo de um robô humanoide capaz de andar e carregar objetos da  Tesla . Também conhecido como Tesla Bot, ele foi apresentado em outubro de 2022 em um evento da empresa sobre inteligência artificial. Na época, Musk informou que o projeto Optimus  deverá estar pronto para receber encomendas entre 2025 e 2027. Terra Brasil/ https://www.youtube.c

Advogado faz discurso antissemita e quer expulsão de judeus de instituto; OAB pede investigação

  O advogado Hariberto de Miranda Jordão Filho fez declarações antissemitas durante uma reunião do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) na última quarta-feira (20). Instituições ligadas à advocacia, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), reagiram às falas. Membro da diretoria do instituto, pediu que todos os judeus presidentes de comissões do IAB fossem demitidos. “Devem ser expulsos, eliminados”, disse Jordão Filho, que reclamava do fato de a Federação Israelita do Rio de Janeiro ter acionado a OAB sobre outras manifestações antissemitas que ele já havia proferido. No discurso no IAB ele também comparou ao holocausto o que acontece na Guerra no Oriente Médio, chamando os israelenses de nazistas. Os judeus foram as principais vítimas do nazismo. Alguns membros do instituto tentaram interromper o discurso de Jordão Filho, mas a presidência da sessão permitiu que o advogado continuasse, dizendo que ele vai “assumir as consequências disso”. O IAB informou, em nota na quinta-feir

Esquerda faz ato com fiasco total e inaugura a “democracia sem povo”

  BRASÍLIA E SÃO PAULO – Grupos de esquerda e apoiadores do presidente  Luiz Inácio Lula da Silva  (PT) foram às ruas de cidades brasileiras e do exterior, neste sábado, 23. Convocados por entidades após o ex-presidente  Jair Bolsonaro (PL)   reunir uma multidão na Avenida Paulista no mês passado , os atos foram marcados pelo esvaziamento. Muita gente achava que iria flopar a manifestação da esquerda, programada para este sábado (23) em diversas capitais do Brasil. Foi bem pior do que isso... Praticamente não foi ninguém. A Folha, caolha, ainda conseguiu encontrar um motivo para tentar justificar o fracasso da manifestação: “Movimentos de esquerda fazem neste sábado (23) uma série de atos dispersos pelo país, convocados em resposta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas que acabaram esvaziados em meio ao distanciamento do governo Lula (PT) e ao racha na visão de partidos e militantes sobre a pertinência da mobilização.” Esse é o tal do 'jornalismo profissional'. Informações:

Carreira: Raia Drogasil abre 420 vagas de trabalho em MT, Rio e São Paulo; veja como se inscrever

O grupo farmacêutico Raia Drogasil, está com 420 vagas de trabalho disponíveis para os estados de Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. Para se candidatar, não é necessário ter experiência prévia para nenhuma das oportunidades. São 100 vagas de farmacêutico no estado do Rio de Janeiro. Os candidatos devem ter mais de 18 anos, ensino superior completo em farmácia, CRF ativo no estado e aptidão para trabalhar com o público. Já nos estados de São Paulo e Mato Grosso, são 110 vagas de atendente de farmácia, com foco na cidade de Campinas, interior de São Paulo. Também há oportunidades para trabalhar no Centro de Distribuição de Guarulhos, na região metropolitana da capital paulista, que está contratando 150 funcionários para trabalhar como auxiliar de reposição logística. Tanto para atendente como para reposição logística, é preciso ter ensino médio completo e mais de 18 anos. “Fechamos 2023 com 1.100 farmacêuticos a mais do que em 2022. Queremos resgatar a ideia do profissional de anti