A participação do segmento de SUV nas vendas de veículos leves mais do que dobrou nos últimos dez anos no Brasil. Segundo levantamento daJato Dynamics, a fatia subiu de 3% em 2003 para 3,8% no ano seguinte. Em 2008, já superava 5,5%. Em 2013, chegou a 7,6%, com avanço de 150% sobre 2013. A consultoria elenca o desenvolvimento da economia, a entrada de novos SUVs e mudanças no perfil do consumidor como fatores que determinaram esta evolução no segmento.
A participação dos SUVs nas vendas de leves:
O estudo aponta que este tipo de carroceria é bem aceito em grandes metrópoles, vendido principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
Nos últimos cinco anos, mais de 30 novos modelos de SUVs foram lançados no mercado, segundo a Jato Dynamics. A consultoria lista os 30 mais vendidos em 2013:
Não só no Brasil, mas também em todos os outros países do grupo dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) o segmento de SUV avançou. O estudo mostra que na China este ganho foi o maior: de 1671% na comparação entre o volume de utilitários esportivos vendidos em 2013 em relação a 2005. Na Argentina, no mesmo intervalo comparado, a alta foi de 410%. Para os outros quatro países, as vendas cresceram em média 260% de 2005 a 2013.
fonte:http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/20763/participacao-de-suvs-dobra-em-dez-anos-no-brasil
Comentários