Pular para o conteúdo principal

Chevrolet S10 2.5 Ecotec da uma surra nos pôneis malditos




Primeiro foi a Nissan com a Frontier, que ficou famosa com a publicidade dos “pôneis malditos”. A marca tripudiava em cima da falta de fôlego da concorrência, pois tinha naquele momento a picape média com o motor mais potente do segmento. O título durou até junho de 2012, quando ocorreu o lançamento da nova geração da Ford Ranger, que chegou com um motor a diesel de 200cv. A General Motors respondeu em setembro do ano passado, igualando a disputa ao equipar a Chevrolet S10 com um novo propulsor a diesel que tem a mesma cavalaria disponível na Ranger. Há dois meses, a marca arrebatou o primeiro lugar na disputa pela maior potência ao lançar o novo motor flex 2.5, que desenvolve 206cv (com etanol), na linha 2015 da picape média. As outras novidades são a opção do câmbio manual de seis velocidades e melhorias nas suspensões dianteira e traseira.

 (GM/DIVULGAÇÃO)

A principal mudança na linha 2015 da picape S10 está mesmo debaixo do capô: o novo motor 2.5 Ecotec Flex, que gera potências de 197cv (gasolina) e de 206cv (etanol). Ele entra no lugar do 2.4 nas versões intermediária (LT) e topo de linha (LTZ). O 2.4 permanece apenas na versão de entrada (LS), nas opções com cabine simples ou dupla. O novo propulsor é produzido nos EUA em bloco de alumínio e camisas em ferro fundido. As versões que ele equipa são identificadas na tampa traseira pela sigla SIDI, que significa injeção direta em português, que é a sua principal tecnologia. Ela possibilita trabalhar com uma maior eficiência volumétrica, pois o combustível (gasolina, etanol ou a mistura dos dois em qualquer proporção) é injetado diretamente na câmara de combustão. Na prática, isso se traduz em melhores arrancadas e retomadas de velocidade.
 
SEM TANQUINHO 
O sistema de injeção direta também possibilitou aos engenheiros da GM eliminar o famigerado tanquinho do sistema auxiliar de partida a frio. A própria injeção com altíssima pressão e a compressão da mistura aquecem o etanol, possibilitando partidas com até 10 graus negativos. A modernidade do novo motor inclui também o duplo comando de válvulas continuamente variável, que, ao mudar o tempo de abertura e fechamento das válvulas, aumenta o torque e a potência conforme a necessidade do motorista, otimizando o consumo de combustível e reduzindo as emissões de poluentes. Embora não tenha engates macios e precisos, o novo câmbio de seis velocidades ajuda na tarefa de pão duro. Numa estrada de pista dupla, com pouco movimento, motorista e um passageiro, tanque abastecido apenas com gasolina, ar ligado e sexta marcha engatada, mantendo 100km/h, o computador de bordo registrou 9,6km/l, o que chega a ser razoável para uma picape que pesa quase duas toneladas (1.979 quilos).


INOVAÇÕES As outras inovações do 2.5 Ecotec estão no eixo balanceador (para anular as vibrações), os pistãos em alumínio com pino flutuante e a bomba de óleo de vazão variável com dois estágios (que têm a função de reduzir o atrito) e o controle eletrônico da válvula de arrefecimento do motor (que possibilita melhor controle da temperatura no sentido de otimizar a eficiência energética). O propulsor, que está disponível nas versões LT e LTZ, só tem a opção do novo câmbio manual de seis marchas, que é uma evolução do câmbio de cinco marchas que continua equipando as opções LS com motor 2.4. As versões equipadas com o novo motor 2.5 e câmbio manual de seis velocidades podem ser equipadas com tração 4x2 ou 4x4, que tem acionamento por meio de seletor eletrônico no console central. Mas só vêm na configuração cabine dupla.

BALANÇO Se existe uma coisa desconfortável é uma picape média com a caçamba vazia rodando sobre piso irregular. Para tentar reduzir um pouco esse desconforto e deixar a picape mais estável em trechos urbanos, os engenheiros da GM promoveram uma recalibragem (que incluiu buchas mais rígidas) das suspensões dianteira e traseira e uma alteração na relação de direção, que ficou mais direta. Mas, na prática, o resultado não chegou a ser muito significativo em termos de conforto nos trechos de asfalto ruim e estrada de terra pelas quais rodamos. Por outro lado, o novo pacote de isolamento acústico deixou a cabine um pouco mais silenciosa. Outra novidade interna é a nova textura do painel e o revestimento na cor preta brilhante na moldura central do painel e nos painéis de porta. No mais, o interior continua o mesmo, com acabamento de boa qualidade, painel funcional, instrumentos de boa visualização, com destaque para o sistema multimídia My Link.

EQUIPAMENTOS As listas continuam as mesmas, mas a versão LTZ (a topo de linha) ganhou assistente de partida em rampa, que impede que o veículo recue por alguns segundos quando o motorista tira o pé do pedal de freio em subidas para arrancar; e assistente de descida, que controla a velocidade em ladeiras íngremes sem a necessidade de intervenção do motorista. Também são bastante úteis a câmera de ré, que ajuda nas manobras, pois a visibilidade traseira é ruim; tampa traseira com chave (embora não evite o furto do estepe, que fica embaixo e precisa de corrente e cadeado); os controles de tração e estabilidade, que atuam como anjos da guarda em um tipo de veículo que não prima pelo equilíbrio em curvas de piso irregular; e regulagem interna de altura dos fachos dos faróis, fundamental em um veículo de passeio e carga. Mas faltam apoio de cabeça para quem senta no meio do banco de trás e protetor do vidro traseiro, para evitar que algum objeto possa invadir a cabine em caso de frenagem forte ou batida.



fonte:

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

DORIA NÃO MENTE

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co