Pular para o conteúdo principal

PSA traz motor de 3 cilindros ao Brasil



Com a promessa de entregar aos clientes “o motor mais econômico do Brasil”, a PSA Peugeot Citroën vai lançar em maio o novo Peugeot 208 equipado com propulsor três-cilindros 1.2 de 90 cavalos, a primeira versão flex gasolina-etanol da família PureTech de motores que começou a ser produzida há pouco mais de dois anos na França. A PSA informa que investiu R$ 200 milhões para desenvolver na subsidiária brasileira a reestilização do carro e a opção bicombustível do motor, que ao menos por enquanto será importado da França. Com isso, irá elevar o conteúdo estrangeiro do 208, que segue sendo produzido na fábrica brasileira de Porto Real (RJ). 

“Fizemos muitas contas e chegamos à conclusão que neste primeiro momento, até ver como a situação vai se comportar no Brasil, a melhor opção de custo-benefício seria de importar o motor. Claro que nossa vontade é produzir aqui e isso sempre será considerado, mas é preciso ter escala maior, acima de 80 mil unidades/ano”, explica Carlos Gomes, presidente da PSA Peugeot Citroën América Latina. Sem antecipar datas, Gomes admite que é um caminho natural a utilização do novo três-cilindros também na linha Citroën do grupo, especialmente no C3. Ainda assim, o volume de vendas de ambos os modelos no mercado brasileiro não atinge a escala citada, que poderia ser buscada pelo aumento das exportações. Segundo o executivo, a linha de produção de motores de Porto Real pode fazer o PureTech, mas precisa receber alguns investimentos para isso. 

O plano inicial era produzir a linha PureTech no Brasil. Em outubro de 2013, quando iniciou a fabricação da nova família de motores na França, a PSA havia declarado que a intenção era começar a fazer o 1.2 três-cilindros aspirado a partir de 2015 e no ano seguinte a versão turbinada, também oferecida na Europa (leia aqui). A queda abrupta do mercado brasileiro, mais aguda ainda para Peugeot e Citroën, fez a escala necessária desaparecer e o projeto foi alterado. “Acreditamos que o 1.2 aspirado é no momento a oferta de custo mais adequada que podemos fazer”, disse Gomes, em resposta à pergunta sobre não oferecer aqui a opção com turbo do PureTech. 

METAS DO INOVAR-AUTO

Importar o motor foi a maneira que a PSA encontrou de ter o mais rápido possível no Brasil um produto com baixo nível de consumo de combustível, para dessa forma tentar buscar os incentivos extras previstos no Inovar-Auto, que prevê desconto no IPI de até dois pontos porcentuais para os fabricantes que conseguirem superar as metas de eficiência energética estipuladas pelo programa. As medições serão feitas a partir de setembro próximo para valer em 2017. 

O Peugeot 208 1.2 já ganhou nota A na etiquetagem veicular do Inmetro e atinge com folga o objetivo do Inovar-Auto, mas a PSA só vai obter o benefício fiscal se o carro for bem vendido, pois o incentivo é concedido com base no consumo médio de todos os produtos comercializados por ambas as marcas do grupo, Peugeot e Citroën – por isso a fabricante ainda não sabe se de fato conseguirá obter o abatimento adicional de IPI. 

Segundo a PSA, o consumo do PureTech Flex 1.2 de 90 cavalos é 20% menor do que o atual motor 1.5 de 93 cavalos, oferecido atualmente no Citroën C3 e Peugeot 208. Por isso a tendência natural é a descontinuação da oferta das versões 1.5, já que o 1.2 tem o apelo da economia com a mesma performance – e assim ajudará a montadora a elevar a eficiência energética do seu portfólio para obter o incentivo do Inovar-Auto. 

De acordo com as mais recentes medições do Inmetro, o novo três-cilindros da PSA também é o que menos consome entre todos os concorrentes aspirados, incluindo Volkswagen Up! e Ford Ka equipados com motores três-cilindros de 1 litro. Em ciclo urbano, o Peugeot 208 1.2, que só será oferecido com câmbio manual de cinco marchas, apresentou autonomia de 10,9 km/l e 15,1 km/l com etanol e gasolina E22, respectivamente. Na estrada os números são de 11,7 km/l e 16,9 km/l. Em experiência própria da montadora em um percurso de pouco mais de mil quilômetros entre São Paulo e Brasília, com velocidade média aferida de 84 km/h, o novo 208 conseguiu fazer 20 km/l com gasolina e ar-condicionado ligado. 

“Escolhemos aplicar o 1.2 no Peugeot 208 porque essa é a melhor relação que encontramos entre potência e eficiência. Um motor menor significa que é preciso acelerar mais e isso aumenta o consumo. Já um motor maior garante mais desempenho mas gasta mais”, explica Diógenes Oliveira, diretor de powertrain da PSA no Brasil. Segundo ele, a versão flex do PureTech foi desenvolvida durante três anos com o envolvimento de 150 profissionais localizados no centro de engenharia da empresa em São Paulo. O desenvolvimento incluiu 5,4 mil horas em testes de bancada na planta de Porto Real e 400 mil quilômetros rodados. 

Oliveira destaca que os principais atributos do PureTech se concentram em três pilares: dimensões compactas e baixo peso, de apenas 61,5 kg com bloco e cabeçote de alumínio; menos atrito com uso de materiais especiais, correia banhada em óleo e redução de peças móveis em três cilindros; e maior eficiência de combustão com uso de duplo comando variável de válvulas e maior taxa de compressão. A relação de marchas também foi calibrada para o uso em condições brasileiras. “Todo o projeto foi focado em extrair o máximo rendimento de cada gota de combustível”, diz o engenheiro.


Assista:





fonte:http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/23698/psa-lanca-seu-tres-cilindros-no-pais

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Placa Mercosul deve mudar mais uma vez para exibir cidade e estado

  A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (16), o  Projeto de Lei  3.214/2023, que  defende que placas de veículos voltem a exibir o estado e o município de registro no Brasil . Agora, a proposta seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa", afirma Amin. O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalizaç

DORIA NÃO MENTE

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com