Pular para o conteúdo principal

Diretor de assuntos governamentais da Volks Brasil, é o novo presidente da Anfavea



Em meio ao conturbado cenário econômico e político, que derrubou as vendas de veículos, a Anfavea começa um novo ciclo. Antonio Megale, diretor de assuntos governamentais da Volkswagen Brasil, passa a acumular a função com a presidência da entidade que representa os fabricantes do setor. Ele sucede Luiz Moan, que comandou a associação durante os também conturbados últimos três anos e agora se aposenta. Megale terá como primeiro vice-presidente Rogélio Golfarb, da Ford, cargo que tradicionalmente sinaliza quem será o próximo a assumir o comando da entidade.

“A nossa prioridade será garantir previsibilidade para que as empresas do setor possam se planejar e sair da crise”, anunciou Megale ao tomar posse na segunda-feira, 25. O executivo de 59 anos apontou que deixar as regras do jogo claras será sua ocupação número um tanto quando se trata de novas regulamentações, como as leis que tornam obrigatórios itens de segurança, quanto na área de financiamento e crédito, principalmente para o segmento de veículos comerciais. “Queremos manter a nossa interlocução com o governo e com outras entidades, que hoje é muito boa”, aponta, mesmo sem saber ao certo com qual governo tratará nos próximos três anos. 

Para garantir isso, a agenda de Megale deve priorizar neste início de mandato uma série de visitas a Brasília. Estão previstas reuniões no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), no Ministério das Cidades, no Denatran e no Ibama. Assim que o Senado decidir pelo afastamento ou não de Dilma Rousseff da Presidência da República, o executivo pretende marcar reunião com ela ou com Michel Temer, se este for o caso. 


MENOS PROMESSAS EM BUSCA DE MAIS REALIZAÇÃO 
Ao contrário de seu antecessor, ao assumir a presidência da Anfavea Megale evitou fazer promessas que podem ser difíceis de ser cumpridas. Há três anos, quando Moan tomou posse, ele chegou a se comprometer com a criação do programa Exportar-Auto, que elevaria o patamar de exportações nacionais para 1 milhão de veículos por ano (leia aqui), algo que jamais poderia acontecer sem produtos adequados e ampliação dos acordos internacionais de comércio. As exportações brasileiras não passam da casa das 400 mil unidades por ano. 

Conheça abaixo as grandes prioridades da gestão de Antonio Megale na Anfavea: 

- EXPORTAÇÕES E COMPETITIVIDADECom a ociosidade da capacidade produtiva na casa dos 50% na indústria automotiva, Megale quer elevar as exportações para melhorar o aproveitamento das fábricas nacionais. Segundo a Anfavea, a desocupação chega a 80% quando analisado o setor de caminhões. “A produção é a nossa grande preocupação e exportar é uma excelente alternativa para o momento, com o câmbio favorável”, aponta. 

Ele pretende seguir trabalhando em parceria com o governo para rever e ampliar acordos comerciais já estabelecidos e firmar novas parcerias. O foco inicial está na América do Sul. “Ao garantir bom volume com Peru, Equador e Colômbia, já chegamos ao patamar de exportação que temos com a Argentina”, compara, indicando que nenhum mercado será desconsiderado. 

O acordo da entidade com a Argentina, que termina em junho, também passará por renegociação. Megale enfatiza que o foco é o livre comércio, mas admite que será difícil pleitear estes termos na atual situação política dos dois países. “Podemos rever alguns pontos e renovar, mas gostaríamos de estabelecer acordo com prazo superior a um ano”, conta, batendo novamente na tecla de que é preciso manter a previsibilidade para as empresas. 

O executivo também mantém boas expectativas acerca da megaencomenda do Irã, que pode chegar a 140 mil veículos. Segundo ele, ainda não está definido se este volume todo será comprado no Brasil. De qualquer forma, ele indica que as montadoras trabalham internamente para fornecer localmente ao menos parte da encomenda. 

- BUSCA POR RETOMADAO executivo preferiu não divulgar a prévia dos resultados de vendas de abril. Ainda assim, ele adiantou que a média diária permanece bem próxima da registrada em março, com a diferença de que o mês atual tem alguns dias úteis a menos. Assim, se não houver mudança nos próximos dias, já é possível esperar por mais uma contração das vendas na comparação mensal. No primeiro trimestre de 2016 o mercado interno já acumulava queda de 28,6%, para 481,3 mil veículos. 

Megale mantém o discurso de Moan e afirma que os primeiros sinais da volta do crescimento do mercado interno de veículos podem acontecer ainda no fim deste ano. “Estamos vivendo uma crise de confiança. Se o cenário clarear, veremos melhora rápida da demanda por automóveis”, afirma. Ele assume, no entanto, que o caso não é tão simples quando analisado o setor de veículos comerciais, que precisa de crescimento econômico para reagir. 

O novo presidente da Anfavea enfatiza que o Brasil tem enorme potencial de vendas de veículos no médio e no longo prazos. Por isso, ele acredita que a atual crise não vai tirar o País do mapa dos principais mercados globais. “Perdemos algumas posições no ranking, mas estou certo de que logo vamos recuperar.” 

- FUTURO DO INOVAR-AUTOMegale assume a Anfavea em momento decisivo para o Inovar-Auto. Entre outubro de 2016 e setembro do ano que vem as montadoras têm de apresentar os resultados de eficiência energética ao governo. “Não vemos a possibilidade de que aconteça qualquer mudança nestes prazos. Isso está claro para todas as empresas”, assegura. 

Com a proximidade do fim do programa nos moldes atuais, a entidade destaca que é o momento de discutir uma possível continuidade para o Inovar-Auto. “O ideal seria estabelecer uma política industrial apoiada em dois pilares: eficiência energética e pesquisa e desenvolvimento local”, acredita. 

O executivo afirma que manter a exigência de investimento em pesquisa e desenvolvimento no Brasil não traz benefícios só aos carros, que poderão receber novas tecnologias, mas também aos times de engenharia locais, que ganham mais visibilidade global dentro das montadoras. Na área tecnológica, Megale também pretende impulsionar a indústria na área de propulsão alternativa e enfim colocar o Brasil na rota dos veículos elétricos e híbridos. 

- LEGISLAÇÃO TRABALHISTAPara o novo presidente da Anfavea, a busca por mais previsibilidade na indústria passa por melhorar e tornar mais flexíveis as leis trabalhistas. Magale aponta que o Programa de Proteção ao Emprego (PPE) é uma vitória recente, mas que ele tem validade de apenas dois anos. “Queremos isso como algo perene que possa ajudar a indústria em uma eventual crise futura.” 

O executivo também quer se empenhar na busca por mais segurança jurídica para as empresas nas negociações trabalhistas. “Temos sindicatos maduros no Brasil e a negociação entre a empresa e estas entidades tem de prevalecer sobre a legislação”, aponta. Segundo ele, muitos acordos não são aprovados por restrições nas leis brasileiras. 




fonte:http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/23836/megale-assume-anfavea-sob-o-peso-da-crise

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

DORIA NÃO MENTE

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co