Pular para o conteúdo principal

Como se prevenir de acidentes de Trabalho, você faz a sua parte?

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de cinco mil pessoas morrem, por dia, devido a acidentes ou doenças ocasionados pelo exercício do trabalho em todo mundo. O Brasil ocupa a triste quarta posição no ranking mundial dos países em que mais acontecem acidentes de trabalho.
Atos inseguros:
Os dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, da Previdência Social, informam que, em 2009, foram registrados, no Brasil, 723,5 mil acidentes de trabalho. Isso, levando em consideração apenas os trabalhadores formais (com carteira assinada) e os acidentes comunicados ao INSS. Desse número, 48% pertencem ao setor “Indústria”.
Diante dos números, você pode estar se perguntando “o que fazer para não entrar para essa triste estatística?”. Há várias maneiras. Pronto para conhecê-las? Então vamos lá.
Antes de tudo, vamos entender o que é acidente de trabalho:
Risco de queda de altura

Risco de queda de altura

“Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, com o segurado empregado, trabalhador avulso, médico residente, bem como com o segurado especial, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho. “(site da Previdência Social).
São consideradas acidente de trabalho:
  1. a doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade, constante da relação de que trata o Anexo II do Decreto nº 2.172/97;
  2. a doença do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, desde que constante da relação de que trata o Anexo II do Decreto nº 2.172/97.
Além das doenças elencadas acima, há outros eventos que são equiparados ao acidente de trabalho:
I – o acidente ligado ao trabalho que, embora não tenha sido a causa única, haja contribuído diretamente para a morte do segurado, para perda ou redução da sua capacidade para o trabalho, ou que tenha produzido lesão que exija atenção médica para a sua recuperação;
II – o acidente sofrido pelo segurado no local e horário do trabalho, em conseqüência de ato de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho; ofensa física intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada com o trabalho; ato de imprudência, de negligência ou de imperícia de terceiro, ou de companheiro de trabalho; ato de pessoa privada do uso da razão; desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos decorrentes de força maior;
III – a doença proveniente de contaminação acidental do empregado no exercício de sua atividade;
IV – o acidente sofrido pelo segurado, ainda que fora do local e horário de trabalho, na execução de ordem ou na realização de serviço sob a autoridade da empresa; na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito; em viagem a serviço da empresa, inclusive para estudo, quando financiada por esta, dentro de seus planos para melhor capacitação da mão-de-obra, independentemente do meio de locomoção utilizado, inclusive veículo de propriedade do segurado; no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado (Fonte: site da Previdência Social)
Nota: Não será considerado acidente do trabalho o ato de agressão relacionado a motivos pessoais.

Outra coisa que precisamos compreender, antes de sabermos como nos proteger dos acidentes de trabalho, é por que eles acontecem, isto é, quais são suas causas:

Os acidentes podem ocorrer por diversas causas, que, normalmente, estão inseridas em três segmentos – humanas, materiais e fortuitas. Como causas humanas, podemos citar a falta de conhecimento, a recusa em utilizar os equipamento de proteção ou  imprudência ao realizar determinada atividade. Um exemplo de causa material pode ser uma máquina sem proteção ou um intrumento de trabalho defeituoso. Já as causas fortuitas são aquelas que estão fora do nosso controle. Um  exemplo de causa fortuita foi a tsunami que assolou o Japão neste ano, destruindo alguns reatores de uma usina nuclear, acarretando perdas humanas e materiais.

Incêndio em usina nuclear no Japão, após tsunami/2011

Entendido? agora sim, vamos saber o que fazer para nos proteger dos acidentes de trabalho:

O primeiro passo para nos proteger dos acidentes, já demos: o conhecimento. Em seguida, precisamos estar dispostos a seguir as orientações de segurança que nos serão dadas e compreender o quanto elas são necessárias e importantantes, isto é: precisamos de conscientização. Tudo começa por aí. Somente depois de nos informarmos e nos conscientizarmos da importância de trabalhar com segurança é que faz sentido falar sobre medidas de proteção não é mesmo? caso contrário, tudo que for dito entrará por um ouvido e sairá por outro.

Você já usou ou já ouviu falar de Equipamentos de Proteção – ou EPIs? pois é. Esses equipamentos, quase sempre incômodos de usar, muitas vezes são imprescindíveis para proteger o trabalhador de acidentes ou doenças relacionados ao trabalho. Duvida? então, da próxima vez que tomar um transporte público em sua cidade, verifique se o motorista e o cobrador estão utilizando um acessório no ouvido.

Esse acessório, na realidade, é um protetor auricular. Um tipo de EPI recomendado para atenuar ruídos. Você, como passageiro do ônibus, não precisa dele porque fica no coletivo por pouco tempo. Mas imagine o que aconteceria à audição do motorista  ou do cobrador (que trabalham várias horas, todos os dias, expostos não apenas ao barulho do seu veículo, mas ao de todo o trânsito) sem o uso de um equipamento que reduzisse esse ruído todo para níveis toleráveis? imaginou?

protetor auricular

 Há inúmeros EPIs e cada um é indicado para um tipo de atividade. No entanto, antes de recomendar a utilização de um equipamento de proteção individual, o ideal é que a empresa providencie EPCs. Você tem ideia do que seja um EPC?

Os EPCs, ou Equipamentos de Proteção Coletiva, como o próprio nome já diz, são acessórios que têm como função proteger várias pessoas contra acidentes ou doenças do trabalho, eliminando ou reduzindo suas causas. Exemplos de EPCs bem conhecidos são os extintores de incêndio e hidrantes, os cones e fitas de isolamento, as faixas antiderrapantes em escadas e os enclausuramentos de máquinas.

máquina enclausurada

Também são medidas de proteção, aquelas relacionadas à organização do trabalho, como: manter o ambiente de trabalho limpo e organizado; mudança do processo ou do material utilizado por outros menos prejudiciais; reduzir a rotina de trabalho; etc.

Você pode estar pensando que muitas dessas medidas não dependem apenas da sua vontade, não é mesmo? pode até ser. Mas, se você tem a informação sobre os riscos e sobre a forma como se proteger deles, é seu dever comunicá-los a seus companheiros de trabalho e aos seus líderes, encarregados ou gerentes. Se você comunica, até pode ser que nada seja feito. Mas há uma grande possibilidade de que alguma providência seja tomada. Entretanto, quando você se cala, então, certamente nada será feito mesmo.

 Agora é com você. Divulgue essas informações. Seja um multiplicador da cultura da segurança em seu dia-a-dia.

Pense Nisso:

“A consciência é a estrutura das virtudes.” (Francis Bacon)
“A informação só tem valor quando gera conhecimento e o conhecimento não aplicado é tão inútil como a desinformação.” (Paulo Rubini)
Se você gostou desse post, deixe um comentário.
Por: Tônia Amanda Paz dos Santos (a autora permite cópias, desde que citada a fonte)

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

DORIA NÃO MENTE

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co