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Chevrolet Trailblazer muda o visual e mesmo mais barato, nunca esteve tão sofisticado

Chevrolet Trailblazer

A Chevrolet finalmente percebeu o enorme crescimento do segmento dos SUVs no Brasil. Mais do que isso, a marca abriu os olhos para o Trailblazer, modelo que carrega a herança da saudosa Blazer dos anos 1990 e é ofuscado, desde seu lançamento, pelo rival Toyota SW4. De janeiro a junho de 2016, o utilitário da GM emplacou 496 unidades, enquanto o japonês (que no início do ano ganhou uma geração completamente nova, e bem mais cara) fechou o semestre com nada menos que 5.081 exemplares. No entanto, essa situação pode mudar.

Chevrolet Trailblazer

Atrás, nada mudou; suspensão traseira é multilink, diferente do eixo de torção da S10 | Crédito: Christian Castanho


Na busca por recuperar o tempo perdido, o Trailblazer passa por sua primeira grande mudança e adota as mesmas novidades da S10 — com o trunfo de custar até R$ 3.800 menos em relação ao anterior. Sempre na versão LTZ, vai de R$ 159.990 (gasolina) a R$ 189.990 (diesel). Como comparação, a SW4 parte de R$ 213.450 (gasolina) e chega a R$ 228.950 (diesel).
Chevrolet Trailblazer
O painel adotou traços mais retos e materiais de melhor qualidade | Crédito: Christian Castanho
A dianteira ganhou a nova identidade visual da Chevrolet, com linhas mais retilíneas, que alargam visualmente o modelo, e faróis retangulares com assinatura em leds. Na traseira, nada muda: as lanternas são iluminadas por leds e as luzes de ré ficam no para-choque. De lado, as rodas são de 18 polegadas e têm acabamento diamantado.
Chevrolet Trailblazer
Com sete lugares, o acesso à terceira fileira de bancos é fácil e simples | Crédito: Christian Castanho
Entre os equipamentos, além dos triviais ar-condicionado digital com saídas traseiras, assistente de partida em aclives e declives, faróis automáticos e seis airbags, o SUV ganhou diversos itens voltados à segurança. Direção elétrica, sensores de estacionamento dianteiros, câmera de ré, alerta de mudança de faixa e de colisão frontal e serviço OnStar agora fazem parte da lista de série.
Chevrolet Trailblazer
Rodas aro 18 são novas e têm acabamento diamantado | Crédito: Christian Castanho
Como exclusividade em relação à S10, o Trailblazer traz alerta de pontos cegos e de movimentação na traseira – recurso útil para sair com segurança das vagas dos shoppings. Por dentro, o acabamento dá um salto de qualidade e requinte, com materiais de toque mais macio e costuras aparentes.
Chevrolet Trailblazer
O motor é o mesmo 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 mkgf | Crédito: Christian Castanho
Por fim, o Trailblazer incorporou vidros mais espessos (para conter o ruído externo), novos coxins, amortecedores e freios. Apesar disso, ficou 13 kg mais leve. As novidades refletem no conforto ao rodar: o novo Trailblazer está mais silencioso, macio e estável quando comparado ao anterior. A direção elétrica ficou mais precisa e menos sensível aos desnivelamentos do solo, e o novo ajuste de suspensão também é digno de elogios, ignorando as irregularidades sem apresentar inclinação tão grande em curvas.
Equipado com motor 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 mkgf e câmbio automático de seis marchas, o grandalhão de 2.161 kg foi de 0 a 100 km/h em 9,8 s — a rival SW4 cumpre a mesma tarefa em longos 13,4 s. Em consumo e frenagem, o Chevrolet também é superior: as médias foram de 9,1/13,1 km/l em ciclo urbano/rodoviário. A SW4 fez 8,9/10,6. Vindo a 120 km/h, ele parou em 65,8 m, enquanto a Toyota precisou de 9,1 m a mais.
VEREDICTO
O Trailblazer ficou mais bonito, bem-acabado e com uma extensa lista de equipamentos. O bom custo-benefício se dá pelo fato de custar quase R$ 40.000 a menos que a SW4.
TESTE DE PISTA (COM DIESEL)
Aceleração de 0 a 100 km/h9,8 s
Aceleração de 0 a 1.000 m31,4 s - 166 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h (em D)4,2 s
Retomada de 60 a 100 km/h (em D)5,5 s
Retomada de 80 a 120 km/h (em D)7,4 s
Frenagem de 60 / 80 / 120 km/h a 015,9 / 28,7 / 65,8 m
Consumo urbano9,1 km/l
Consumo rodoviário13,1 km/l
FICHA TÉCNICA - TRAILBLAZER LTZ 2.8 DIESEL 4X4
Motordiesel, diant., long., 4 cil., 2.776 cm3, 16V, 200 cv a 3.600 rpm, 51 mkgf a 2.000 rpm
Câmbioautomático, 6 marchas, tração 4x4
Suspensãoduplo A (diant.) / five-link (tras.)
Freiosdiscos ventilados
Direçãoelétrica
Rodas e pneusliga leve, 265/60 R18
Dimensõescomprimento, 488,7 cm; altura, 184,4 cm; largura, 190,2 cm; entre-eixos, 284,5 cm; peso, 2.161 kg; porta-malas, 205/554/1043 l; tanque, 76 l
Equipamentos de sériear digital, seis airbags, câmera de ré, alerta de pontos cegos e de movimentação na traseira, central multimídia com OnStar
PreçoR$ 189.990

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

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