Pular para o conteúdo principal

Debate entre os candidatos à prefeitura de Taubaté, SP

Debate Taubaté (Foto: Danilo Sardinha/G1)
Debate entre os candidatos à prefeitura de Taubaté (Foto: Danilo Sardinha/G1)
Quatro candidatos à prefeitura de Taubaté (SP) participaram na noite desta quinta-feira (29), após a novela 'Velho Chico', de um debate na TV Vanguarda em Taubaté (SP). Durante cerca de 2 horas, os quatro candidatos ao Palácio do Bom Conselho discutiram ideias e apresentaram as principais propostas de governo aos eleitores. (volte mais tarde a esta reportagem para assistir os vídeos do debate)
Participaram do debate os candidatos Isaac do Carmo (PT), Ortiz Junior (PSDB), Pollyana Gama(PPS) e Saud (PMDB). O programa foi mediado pelo apresentador Ademir Ribeiro e dividido em quatro blocos.
De acordo com as regras da Justiça Eleitoral, participam dos debates os candidatos de partidos ou coligações que têm mais de nove deputados federais na Câmara dos Deputados ou tiveram pelo menos 5% na pesquisa de intenções de voto encomendada pela Rede Vanguarda. Com base na legislação, não participaram do debate neste domingo os candidatos Donizeti Lousada (PSDC), professor Silvio Prado (PSOL) e Vera Saba (PMB).
Primeiro bloco
O debate começou com uma pergunta de Saud para Pollyana com o tema transporte público.  "Precisamos de uma vez por todas definir qual o plano de mobilidade urbana para Taubaté. O nosso primeiro compromisso será ouvir você cidadão. Onde as intervençòes deram certo, vamos manter. Precisamos também educar para o trânsito. Entendo que a política de radares ainda não ajudou a reduzir o índice de acidentes. Vamos trocar os radares por lômbadas eletrônicas, afirmou Pollyana.
Depois, Saud foi questionado por Ortiz sobre habitação. O candidato prometeu atuar na regularização de bairros clandestinos. "Precisamos ter um plano diretor colocado a mesa de todos os empresários. Tem muitos lotes e loteamentos sem documentção, CEP, água e esgoto. Precisamos trabalhar os pontos de enchente, a acessibilidade. Precisamos reduzir o déficit habitacional. Por último, melhorar o kit reforma. Temos que dar pedra, areia e o aço para quem quer reformar e não tem condição", disse Saud.
A terceira pergunta foi de Pollyana Gama para Isaac sobre educação. O candidato do PT enfatizou a valorização dos professores. "Não se consegue chegar a uma nota boa do Ideb se você não valorizar os professores. Precisamos que o ensino integral seja algo importante para a formação da nossa juventude. No segundo período, vamos levar crianças para a prática de lazer em clubes. Também vamos fazer a escola digital, que é apresentar às crianças o século 21", disse Isaac.
A última pergunta do primeiro bloco foi feita por Isaac para Ortiz Júnior. O tema foi segurança pública. O atual prefeito falou sobre o COI e o reforço de policiais militares: "A Polícia Militar tem 60 policiais para fazer o policiamento. Com atividade delegada, consegui 230 policiais. Além disso, instalei o COI. Levamos para essas áreas o Ensino Integral de qualidade com arte, dança, para evitar o envolvimento dos jovens com a violência", afirmou Ortiz.
Segundo bloco
A segunda parte do debate teve perguntas com temas livres. A primeira pergunta foi feita por Isaac do Carmo para Ortiz Junior. O tema escolhido pelo candidato do PT foi a cassação de Ortiz Junior, que apesar de cassado, segue no pleito. "Temos que falar de ideias. Os meus votos serão somados, totalizados e ficarão ä disposição do taubateano. Quem define o destino da cidade é o taubateano", disse Ortiz.
Na sequência, Saud perguntou a Isaac quais medidas ele deve tomar para incentivar a geração de empregos para Taubaté. Isaac prometeu diálogo com empresários. "37% dos nossos jovens estão desempregados. Precisamos de uma atitude firme. Isso não é responsabilidade do governo federal. O governo municipal tem que agir. Não houve diálogo com os empresários na última gestão. Vamos dar uma atenção especial ao emprego. Porque ele gera renda para o pai de família e traz desenvolvimento econômico a cidade", afirmou Isaac.
A terceira pergunta foi feita por Pollyana Gama para Saud. O tema escolhido foi saúde. "A gente tem que terminar o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que é fundamental para a cidade. É impossível uma pessoa esperar um ano para fazer uma cirurgia de catarata. Implementar UPAs com atendimento 24h em diversas partes da cidade. Temos que ter remédios e entregar na casa da família. Precisamos de mais CRAs, trabalhar o Cemte, criar pelo menos mais um na parte alta. Precisamos de uma clínica veterinária pública para tratar animais de rua", afirmou Saud.
Para encerrar o bloco, Ortiz escolheu continuar no tema saúde para fazer a pergunta para Pollyana Gama. Além de prometer rever a verba da saúde, Pollyana prometeu modernizar os prontuários dos pacientes. "Nossa proposta é reestruturar a saúde da família. Precisamos de uma unidade de pronto-atendimento na parte alta da cidade para que o morador não precise vir para o Centro. Além disso, vou criar o prontuário do paciente online para ser acessado pela internet com todo o histórico do paciente", disse Pollyana.
Terceiro bloco
O penúltimo bloco do debate teve perguntas com temas sorteados. O primeiro questionamento foi feito por Pollyana Gama para Saud, que prometeu incentivar projetos culturais. "Primeira coisa é que vamos criar o Sistema Municipal de Cultura. Fazer com que o Conselho saia do papel pra gente trazer dinheiro para essa cultura que está precisando. Vamos fazer pontos de cultura nas praças. Não podemos esquecer dos festivais de cinema, de jazz. O nosso artesanato que precisamos revolucionar e dinamizar. Fazer festas religiosas e culturais", disse Saud.
A segunda pergunta foi feita por Isaac para Pollyana. O tema foi emprego. Para essa questão, Pollyana destacou o trabalho de seu vice Rubinho Fernandes. "Nossa proposta é constituir uma equipe com credibilidade. Por isso, temos nosso vice que tem histórico de atrair empresas e empregos para as cidades onde já trabalhou", disse.
O terceiro questionamento foi feito por Saud para Ortiz. O tema foi incentivo ao esporte e ao lazer. O prefeito afastado ressaltou o trabalho realizado na atual gestão. "Reformamos mais de 20 campos utilizados no futebol amador, além de pagar as taxas da liga. Quando eu assumi, havia um projeto de incentivo ao esporte. Agora, temos 15 projetos com 17 mil pessoas", disse.
Para encerrar o terceiro bloco, Ortiz questionou Isaac do Carmo. O tema sorteado foi corrupção. Isaac voltou a falar sobre a cassação de Ortiz Junior, que está afastado do cargo. "Pergunta foi feita por um ex-prefeito. Se alguém do meu partido, o PT, cometeu um crime, que responda por isso. Eu tenho certeza que sou Ficha Lima, diferente do prefeito afastado", disse Isaac.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Motoristas da Uber anunciam greve nacional; saiba quanto tempo irá durar

  A Uber está no centro de uma paralisação nacional marcada para esta terça-feira, 26 de março, como forma de protesto contra o Projeto de Lei 12/2024. O PL que visa regular a atividade dos motoristas de aplicativos, tem sido debatido entre representantes da categoria, os condutores e o Governo Federal. Motoristas da Uber confirmam PARALISAÇÃO NACIONAL; saiba até quando vai durar. Imagem: FDR Com tramitação em regime de urgência na Câmara dos Deputados, em Brasília, o PL tem gerado controvérsias desde sua proposição. A AMAPE e a FEMBRAPP, entidades representativas dos motoristas por aplicativos como Uber e outros, apoiam a manifestação no estado. Thiago Silva, presidente da AMAPE , confirmou a realização do evento em Recife. O ponto de encontro será em frente ao Classic Hall, na faixa local, com início às 7h da manhã. Os motoristas da Uber participarão de uma carreata até a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). Na ALEPE, será entregue um pedido simbólico para retirada da urgênc

Valor dos pedidos de recuperação judicial sobe 79,8% em 2023 deve continuar em 2024

  Os pedidos de  recuperação judicial  saltaram em 2023 em 68,7% na comparação com o ano anterior, atingindo 1,4 mil pedidos, de acordo com informação divulgada pela  Serasa Experian . Este foi o quarto maior número de pedidos já registrado desde 2005, quando a Serasa Experian iniciou a série histórica. O maior número de pedidos de recuperação judicial aconteceu em 2016, quando 1,8 mil empresas recorreram à Justiça para se protegerem de seus credores. O número de pedidos atingiu a marca de 1,420 mil em 2017 e de 1,408 mil em 2018. O ano de 2023 foi marcado pelos pedidos de recuperação de grandes empresas como  Americanas ,  Light  e  Oi . “O ano passado foi marcado por um recorde de inadimplência das empresas, influenciando significativamente o panorama da recuperação judicial. Embora os sinais de melhoria tenham começado a surgir, como a queda da inflação e das taxas de juros, a reação no cenário de recuperação judicial mostra-se mais lenta”, comenta o economista da Serasa Experian, L

Elon Musk apresenta avanços na tecnologia de robôs da Tesla em novo vídeo do modelo Optimus Gen-2

  Um universo em que você passa a responsabilidade das tarefas domésticas para um robô não parece tão impossível assim -  se você tiver cerca de R$ 100 mil, preço estimado para o robô humanoide da Tesla . Em um vídeo divulgado por  Elon Musk , nesta segunda-feira (15), o robô Optimus dobra uma camiseta. Um universo em que você passa a responsabilidade das tarefas domésticas para um robô não parece tão impossível assim -  se você tiver cerca de R$ 100 mil, preço estimado para o robô humanoide da Tesla . Em um vídeo divulgado por  Elon Musk , nesta segunda-feira (15), o robô Optimus dobra uma camiseta. Conheça o Optimus O Optimus foi o primeiro protótipo de um robô humanoide capaz de andar e carregar objetos da  Tesla . Também conhecido como Tesla Bot, ele foi apresentado em outubro de 2022 em um evento da empresa sobre inteligência artificial. Na época, Musk informou que o projeto Optimus  deverá estar pronto para receber encomendas entre 2025 e 2027. Terra Brasil/ https://www.youtube.c

Advogado faz discurso antissemita e quer expulsão de judeus de instituto; OAB pede investigação

  O advogado Hariberto de Miranda Jordão Filho fez declarações antissemitas durante uma reunião do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) na última quarta-feira (20). Instituições ligadas à advocacia, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), reagiram às falas. Membro da diretoria do instituto, pediu que todos os judeus presidentes de comissões do IAB fossem demitidos. “Devem ser expulsos, eliminados”, disse Jordão Filho, que reclamava do fato de a Federação Israelita do Rio de Janeiro ter acionado a OAB sobre outras manifestações antissemitas que ele já havia proferido. No discurso no IAB ele também comparou ao holocausto o que acontece na Guerra no Oriente Médio, chamando os israelenses de nazistas. Os judeus foram as principais vítimas do nazismo. Alguns membros do instituto tentaram interromper o discurso de Jordão Filho, mas a presidência da sessão permitiu que o advogado continuasse, dizendo que ele vai “assumir as consequências disso”. O IAB informou, em nota na quinta-feir

Esquerda faz ato com fiasco total e inaugura a “democracia sem povo”

  BRASÍLIA E SÃO PAULO – Grupos de esquerda e apoiadores do presidente  Luiz Inácio Lula da Silva  (PT) foram às ruas de cidades brasileiras e do exterior, neste sábado, 23. Convocados por entidades após o ex-presidente  Jair Bolsonaro (PL)   reunir uma multidão na Avenida Paulista no mês passado , os atos foram marcados pelo esvaziamento. Muita gente achava que iria flopar a manifestação da esquerda, programada para este sábado (23) em diversas capitais do Brasil. Foi bem pior do que isso... Praticamente não foi ninguém. A Folha, caolha, ainda conseguiu encontrar um motivo para tentar justificar o fracasso da manifestação: “Movimentos de esquerda fazem neste sábado (23) uma série de atos dispersos pelo país, convocados em resposta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas que acabaram esvaziados em meio ao distanciamento do governo Lula (PT) e ao racha na visão de partidos e militantes sobre a pertinência da mobilização.” Esse é o tal do 'jornalismo profissional'. Informações:

Carreira: Raia Drogasil abre 420 vagas de trabalho em MT, Rio e São Paulo; veja como se inscrever

O grupo farmacêutico Raia Drogasil, está com 420 vagas de trabalho disponíveis para os estados de Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. Para se candidatar, não é necessário ter experiência prévia para nenhuma das oportunidades. São 100 vagas de farmacêutico no estado do Rio de Janeiro. Os candidatos devem ter mais de 18 anos, ensino superior completo em farmácia, CRF ativo no estado e aptidão para trabalhar com o público. Já nos estados de São Paulo e Mato Grosso, são 110 vagas de atendente de farmácia, com foco na cidade de Campinas, interior de São Paulo. Também há oportunidades para trabalhar no Centro de Distribuição de Guarulhos, na região metropolitana da capital paulista, que está contratando 150 funcionários para trabalhar como auxiliar de reposição logística. Tanto para atendente como para reposição logística, é preciso ter ensino médio completo e mais de 18 anos. “Fechamos 2023 com 1.100 farmacêuticos a mais do que em 2022. Queremos resgatar a ideia do profissional de anti