Pular para o conteúdo principal

O que acontece no corpo quando tomamos energético, como o açúcar afeta o fígado

Alguns estudos já mostraram que o açúcar pode viciar tanto quanto drogas. Isso vale não só para os grãos branquinhos ou para as receitas visivelmente açúcaradas, mas também para industrializados como refrigerantes e bolachas. A inglesa Mary Allwood contou ao tabloide britânico Daily Mail sobre seu vício em bebidas energéticas e em como ele afetou seu corpo e principalmente seu fígado, que dobrou de tamanho durante os quatro anos de consumo excessivo.

Bebidas energéticas: inglesa mostra efeito do vício 

A inglesa Mary Allwood, 26, se classificava como uma viciada em bebidas energéticas. Diariamente, ela consumia de 12 a 20 latas da bebida, e, por ano, gastava cerca de 2.300 libras (quase R$ 10.000) no produto. As quantidades absurdas de açúcar e cafeína tiveram grande impacto sobre seu corpo, principalmente sobre o fígado.
Em entrevista ao Daily Mail, Mary disse que, na época, não se importava com o dano que o vício estava lhe causando. “Se eu não tomasse o energético, eu me sentia muito mal e ficava mau-humorada, não era uma opção”, contou. “No começo era como se [a bebida] me desse energia, mas depois isso passou e eu 'apenas precisava' do energético. […] Eu precisava do sabor e do gás. Era minha heroína.”

Aumento massivo do fígado 

Depois de quatro anos consumindo os energéticos, Mary teve de ser levada às pressas ao hospital por causa de uma intensa dor na lateral do abdômen. Uma ressonância magnética mostrou que seu fígado estava do dobro do tamanho normal.
Segundo os médicos, que acreditavam que ela era alcoólatra antes de saber de seu vício, a dieta era tão rica em açúcar que levou à formação de dois nódulos fibrosos no órgão. Eles explicaram que o ingrediente causou um depósito de gordura no fígado, que deixou as duas lesões.
O vício fez também com que Mary engordasse, passando do manequim 44 para o 54, e tivesse um episódio de palpitação, aquela sensação de aumento da frequência cardíaca que costuma ser provocada por uma arritmia cardíaca.

Recuperação 

Mary foi tratada e, depois de trocar as 20 latas de energético por uma dieta regrada e por 6 litros e meio de água por dia, seu fígado voltou ao tamanho normal.
No início, as mudanças de humor e os tremores eram constantes, mas agora ela diz que um retorno ao antigo vício é impensável. “Outro dia, eu pinguei uma gota de energético na minha língua e o gosto era de puro açúcar. Eu nunca vou voltar a ser quem eu era”.

Quantidade de açúcar e cafeína em uma lata de energético 

Cada latinha de energético de 250 ml tem, em média, 27,5 gramas de açúcar e 80 mg de cafeína. Mary Allwood consumia - considerando 20 latas por dia - 550 gramas de açúcar e 1,6 g de cafeína.
A nutróloga Ana Luisa Vilela, da clínica Slim Form, de São Paulo, explica que o açúcar refinado é a chamada “caloria vazia”, ou seja, não tem nenhum nutriente, apenas as 9 calorias por grama. Apesar de fornecer glicose e, portanto, energia, a mesma energia poderia ser obtida em vegetais, que são riquíssimos em nutrientes.
Para que os prejuízos não sejam tão grandes, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que o consumo de açúcar diário seja inferior a 10% das calorias totais. Considerando uma dieta de 2.000 calorias, o indicado seria comer menos de 200 calorias ou 22 gramas.
Não existe um limite estabelecido para o consumo de cafeína por dia, mas a nutróloga conta que o consumo de três cafezinhos por dia seria o ideal para evitar os prejuízos sem perder os benefícios da bebida.
Mayo Clinic, um dos mais importantes centros de saúde norte-americanos, recomenda um limite máximo diário de 400 mg, o que equivale a quatro xícaras. Mas lembre-se que a cafeína também está presente nos energéticos, no chocolate e em alguns refrigerantes.
A nutróloga explica que o fígado é como uma grande “esponja” que pega tudo de ruim do organismo e filtra, ele também produz glicogênio, é responsável pela quebra de gordura, pela coagulação e pelo metabolismo de diversas substâncias, como remédios e álcool. Ele é portanto um órgão naturalmente sobrecarregado, que precisa que a alimentação seja saudável para que ele não tenha ainda mais trabalho e seja lesionado.
Quando há muita gordura no corpo, ele é um dos primeiros a ser sobrecarregado, sofrendo com a chamada esteatose hepática, que nada mais é que o acúmulo de gordura em suas células. Quando isso acontece, ele vai ficando inchado e suas outras funções, como a coagulação e a reserva de energia, passam a ser prejudicadas.

Inchaço e nódulos no fígado 

Além do acúmulo de gordura, que faz com que o fígado aumente de tamanho, os maus tratos ao órgão podem levar ao aparecimento de nódulos, que podem ser compostos por gordura ou por tecido fibrose, situação em que o órgão foi machucado e é formada uma cicatriz no local. Esses nódulos podem também ser tumores cancerosos, mas esse é outro tipo de problema.

Regeneração do fígado 

Ana Luisa explica ainda que o fígado é um órgão que tem grande capacidade de regeneração. “Se a alteração hepática for identificada e tratada a tempo, o órgão se recupera muito bem e a pessoa terá uma vida perfeitamente normal”.
Para isso, é importante que, além do tratamento médico, haja um cuidado especial com a alimentação, trocando antigos hábitos de excesso por uma dieta equilibrada, livre de abusos.

Ação do açúcar no organismo 


A nutróloga Ana Luisa explica que o açúcar refinado causa um pico de glicose no nosso organismo, estimulando o pâncreas a produzir altas quantidades de insulina, uma molécula responsável por levar a glicose da corrente sanguínea para dentro da célula.
Toda essa glicose intracelular, quando não utilizada, se torna gordura. Nos atletas, por exemplo, que consomem grandes quantidades de caloria, ela acaba sendo gasta durante os treinos, mas em quem é sedentário ela vira gordura acumulada.
Isso não acontece com os alimentos de baixo índice glicêmico, como os carboidratos integrais, que liberam a glicose, e consequentemente a insulina, de maneira mais lenta e controlada.
As consequências das altas taxas de glicose e insulina na corrente sanguínea são doenças como a resistência à insulina, diabetes tipo 2, além de síndrome metabólica, da obesidade e da redução da vida útil do pâncreas, órgão que vai sendo prejudicado por ter que produzir altas quantidades de insulina.
O energético, além de possuir grandes quantidades de açúcar, não promove saciedade por se tratar de uma bebida. Em consequência, o consumo excessivo ainda mais fácil e o pico de glicemia e a liberação excessiva de insulina se mantêm o dia todo em casos como o de Mary Allwood, que consumia até 20 latinhas diárias.

Ação da cafeína no organismo 

A médica explica que o consumo moderado de cafeína pode trazer até benefícios cognitivos, melhorando a atenção e o aprendizado. Mas, é preciso muita cautela com o consumo excessivo e os estímulos cerebrais por ele causado, que podem ser altamente viciantes.
Além disso, o consumo abusivo de cafeína também pode causar palpitações, que é a aceleração da frequência, a vasoconstrição, a diminuição do calibre dos vasos sanguíneos. A longo prazo, pode haver alterações cardíacas, emocionais, depressão, fadiga, dores musculares, mal-estar, náusea e hipertensão.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

DORIA NÃO MENTE

Rancho D´Ajuda

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40