São Paulo – O ambiente informal, a cultura e as áreas de lazer se repetem na preferência dos funcionários da Netshoes que toparam contar como é trabalhar em uma das maiores empresas de comércio eletrônico do Brasil.
Além do que mais gostam, os 11 jovens profissionais também revelam o que foi mais difícil no processo seletivo para trabalhar na empresa e quais os desafios da rotina. Ainda deram dicas para quem pensa em se juntar ao time da startup. Confira o que eles disseram:
1. Tiago Cavalheiro, 32 anos, internal control
Há quanto tempo está na empresa: 3 anos.
O que faz: Faço parte da equipe da controladoria, atuando no time de controles internos. Somos responsáveis por avaliar continuamente o nível de efetividade dos controles internos das empresas do grupo, garantindo a execução do cronograma anual definido em conjunto com áreas. Também trabalhamos no mapeamento dos processos de negócios com foco na identificação de riscos e controles.
O que achou mais legal ao começar a trabalhar na Netshoes?
O ambiente de trabalho propicia ao colaborador a superação diária, isso acredito ser algo com o qual me identifico muito. Você não termina sua rotina sem ter algo positivo para levar para sua carreira, o time forte de profissionais que interajo trazem experiências diversificadas para transformar a empresa melhor a cada dia. Os desafios que temos são muitos e isso nos oferece a oportunidade de atuarmos como donos do negócio e pensar que tais desafios podem contribuir para que a empresa continue superando os limites. Participar disso é muito positivo para minha carreira.
O que é mais desafiador na sua rotina?
Como o ambiente é dinâmico e as mudanças são rápidas, um dos desafios é garantir que os projetos e processos iniciem e aconteçam com a mesma velocidade de sempre, porém com os controles devidamente mapeados e implementados.
Dos mimos (benefícios) oferecidos pela empresa qual mais o agrada?
A empresa possui ambiente de trabalho dinâmico, trabalha fortemente a cultura promove a divulgação dos valores no grupo de maneira que os colaboradores realmente vivam isso diariamente.
No processo seletivo o que foi mais difícil?
Acredito que em todo processo seletivo o candidato busca atender à expectativa da empresa, e logo de cara soube que, se aprovado, teria grandes desafios pela frente, e isso no meu caso foi ótimo, pois era justamente o que estava procurando.
Que dica daria a quem pensa em trabalhar numa startup como a Netshoes?
Esteja pronto para trabalhar em um time forte, goste de aprender, prepare-se para inovar e esteja sempre seguro com as mudanças e viva intensamente essa energia.
Há quanto tempo está na empresa: 6 anos.
O que faz: gerencio qualquer intermediação com outras empresas, de parcerias até compras corporativas e novos projetos, como a recente parceria com a Midway Labs, para operação logística no Brasil.
O que achou mais legal ao começar a trabalhar na Netshoes: a dinâmica de como as coisas acontecem, tudo é muito rápido. Quando entrei, a companhia era menor e pude acompanhar um crescimento acelerado. Como o próprio presidente é muito próximo, a tomada de decisão acontece de forma muito rápida.
O que é mais desafiador: A habilidade de se reinventar todos os dias de acordo com o mercado, com o varejo e cenário econômico do país. É preciso “virar a chave” constantemente e se adaptar rapidamente às mudanças.
Dos mimos (benefícios) oferecidos pela empresa qual mais o agrada: curso de inglês in company.
No processo seletivo o que foi mais difícil? Uma das primeiras entrevistas já foi com um dos diretores executivos da companhia, e o mais difícil foi mostrar em pouco tempo a minha capacidade de fazer parte do time.
Que dica daria a quem pensa em trabalhar numa startup como a Netshoes? Querer sempre mais, ser inconformado sempre, sair da zona de conforto e buscar fazer melhor o que a gente já faz bem.
3. Guilherme Matos, 28 anos, especialista de marketing – inovação & projetos
Há quanto tempo está na empresa: 5 anos e 8 meses.
O que faz: Sou responsável pela ponte entre marketing e tecnologia, com o objetivo de buscar novos parceiros e desenvolver novos projetos que agilizem a rotina e influenciem no desempenho de vendas.
O que achou mais legal ao começar a trabalhar na Netshoes? Como já era muito acostumado a fazer compras na internet, achei incrível trabalhar em um e-commerce de referência, ver todo o processo de perto e participar de tudo isso foi e é bastante gratificante.
O que é mais desafiador na sua rotina? Transitar entre diversas áreas e ter que negociar expectativas, prazos e entregas. Fazer com que um projeto desenvolva, seja entregue e agregue valor ao negócio é a parte mais importante. Por outro lado, muito recompensador por poder ver algo que você acompanhou desde a primeira ideia até a entrega final e sua aplicação real.
Dos mimos (benefícios) oferecidos pela empresa qual mais o agrada? O ambiente descontraído e informal, pois aqui é mais fácil de conquistar amigos e não só colegas, afinal são mais de 5 anos. Isso se traduz nas áreas de lazer colocadas aqui: com quadra, vídeo game, mesa de jogos, food truck, dress codeflexível, assim como o horário. Tudo isso alinhado a um clima informal em que hierarquias não sobrepõem habilidades.
Que dica daria a quem pensa em trabalhar numa startup como a Netshoes? Esteja preparado para uma empresa dinâmica com muitas mudanças em um curto período de tempo. Nada será fixo e imutável. Também esteja aberto a coisas novas a todo tempo e isso fará parte do seu dia a dia.
4. Bruno Miranda, 26 anos, analista de comunicação pleno
Há quanto tempo está na empresa: 6 anos
O que faz: Faço parte do time de rede sociais e um dos projetos da área que mais encanta é o SAC 3.0. Poder transformar cada contato pelas redes em experiências para os nossos clientes é o que me motiva – com uma linguagem apropriada, engajamos o cliente e fortalecemos nossa marca.
O que achou mais legal ao começar a trabalhar na Netshoes? Desde 2009 quando entrei, vivemos os valores de forma expressiva e real. O ambiente é descontraído e buscamos sempre inovar e estar próximos da cultura, dos processos e das pessoas.
O que é mais desafiador na sua rotina? A rotina de redes sociais é bem intensa, acredito que o maior desafio é manter a criatividade e ter sempre o feeling para surpreender cada cliente nosso.
Dos mimos (benefícios) oferecidos pela empresa qual mais o agrada? Temos desconto exclusivo para funcionários, que é muito bacana, e o nosso escritório demonstra a nossa cultura, já que contamos com área de lazer com meia quadra de basquete, tênis de mesa, vídeo game e sinuca.
No processo seletivo o que foi mais difícil? A parte mais difícil foi controlar a emoção e passar o melhor de mim.
Que dica daria a quem pensa em trabalhar numa startup como a Netshoes?Temos alguns valores no grupo e dois que mais me identifico são #tesaoporfazer e #donodonegocio. Aqui, podemos sempre ir além e buscar as melhores práticas e também um crescimento brilhante. Precisamos de pessoas que entrem de cabeça, com muita vontade e garra.
Há quanto tempo está na empresa: 1 ano e 4 meses.
O que faz: Na Netshoes, meu trabalho é manter a infraestrutura de TI do site operacional e sempre disponível para os clientes. Atendo demandas de diversas áreas internas como desenvolvimento, marketing, operações, central de relacionamento e também das áreas pares de infraestrutura. O objetivo é sempre implementar novas ideias e melhorias no ambiente de TI.
O que achou mais legal ao começar a trabalhar na Netshoes? Logo no primeiro dia de trabalho já percebi que o ambiente é informal e as pessoas, tanto da equipe quanto das áreas pares, o recebem como se já estivesse trabalhando na empresa há meses. Essa abertura foi o ponto que mais me chamou atenção positivamente.
O que é mais desafiador na sua rotina? Como na maior parte das áreas de infraestrutura de TI, o maior desafio que tenho é conseguir implementar todos os novos projetos, inovações e melhorias sem causar impacto ao cliente e para as lojas do grupo. É como sempre falamos, “trocamos as peças do avião em pleno voo”. No final o cliente tem um avião muito melhor, mais seguro, confortável, mas em nenhum momento ele deixou de voar.
Dos mimos (benefícios) oferecidos pela empresa qual mais o agrada? O dress code casual e a área de convivência onde temos mesas de pingue pongue, sinuca, videogame e tabela de basquete.
No processo seletivo o que foi mais difícil? Minha carreira foi formada nas áreas financeira e de telecom. São culturas muito diferentes e mais formais das que encontramos em um e-commerce e em startups como a Netshoes. No processo seletivo, entender se esse ambiente era o que eu procurava para a continuidade de minha carreira e também se era o perfil de candidato que a empresa buscava foi o ponto de maior dificuldade.
Que dica daria a quem pensa em trabalhar numa startup como a Netshoes?Sempre busque uma empresa que seja receptiva a novas ideias, melhorias e onde exista autonomia para execução de seu trabalho. Sempre achei que esses elementos, aliados a uma cultura jovem, permitem que o trabalho se torne uma extensão da nossa vida pessoal e não uma obrigação diária.
6. Natalia Dias, 29 anos, mobile marketing manager
Há quanto tempo está na empresa: 1 ano e 7 meses.
O que faz: Sou gerente de marketing mobile do Grupo Netshoes Brasil e Latam, responsável pelo planejamento estratégico, otimização e crescimento das plataformas mobile. Nosso foco está em entender a jornada dos nossos clientes entre as plataformas e canais de mídia, para sermos cada vez mais assertivos e segmentados.
O que achou mais legal ao começar a trabalhar na Netshoes? Achei muito bacana a empresa ter valores tão claros para os colaboradores e tão próximos da realidade da empresa, e dessa forma, fica simples de aplicar no nosso dia a dia.
O que é mais desafiador na sua rotina? Estamos no meio digital e da tecnologia, então precisamos estar sempre antenados e bem informados sobre tudo que surge no mercado. Como sou responsável pela vertical de Mobile, isso é ainda mais importante porque todo dia os números mudam, surgem novas empresas de tecnologia, muitos aplicativos novos e startups. Então esse pra mim é o maior desafio, estar por dentro das novidades e iniciativas do mercado e saber priorizar as ações por importância, esforço do time de Desenvolvimento e custo.
Dos mimos (benefícios) oferecidos pela empresa qual mais o agrada? Adoro o deck que foi montado do lado de fora, e mais ainda quando tem food truck!
No processo seletivo o que foi mais difícil? Processos seletivos são sempre desafiadores, ainda mais quando você precisa mostrar que se diferencia da concorrência e que pode fazer a diferença no time.
Que dica daria a quem pensa em trabalhar numa startup como a Netshoes? Acho que independe do cargo ou da área, a pessoa tem que ter olhar de dono sempre! Trabalhar como se estivesse gerindo sua própria empresa, tanto na responsabilidade e senso de urgência, quanto na inovação. Esse é um dos valores da companhia e acredito ser um dos mais fortes.
fonte:http://exame.abril.com.br/carreira/eles-contam-como-e-trabalhar-na-netshoes-e-mimos-que-mais-amam/
Comentários