Pular para o conteúdo principal

Ford detalha motor 1.5 Dragon flex. Com 3 cilindros e 137 cv!

Ford 1.5 3-cilindros

Novo motor 1.5 de três cilindros produz até 137 cv e 16,2 mkgf (divulgação/Ford)
A Ford apresentou hoje seu novo motor 1.5 de três cilindros, que estreará a bordo do Ecosport, em agosto deste ano, e deverá equipar outros modelos da marca como a futura geração do Focus – com lançamento previsto para o final do ano.
Ford 1.5 3-cilindros
O 1.5 TiCVT é a mais nova variação da família global de motores de três cilindros que inclui os 1.0 e 1.0 EcoBoost já presentes nos modelos nacionais, como Ka e Fiesta. Ele guarda muitas semelhanças com o 1.5 EcoBoost (com nada menos que 200 cv) do novo Fiesta ST, mas sem a injeção direta e o turbo do motor europeu.
Novo motor 1.5 de três cilindros produz até 137 cv eSegundo a Ford, o Brasil será o primeiro mercado do mundo a ter essa nova configuração, embora as primeiras unidades do Ecosport que serão comercializadas no país sejam equipadas com motores vindos da Índia, país que terá a primazia da produção.
O Brasil também vai produzir esse motor, mas só em uma segunda fase. Neste momento, a Ford trabalha para preparar as instalações de sua fábrica para receber a novidade.
Desenvolvido com foco na eficiência energética e no desempenho, o 1.5TiVCT representa uma evolução tecnológica em relação ao motor 1.6 Sigma de quatro cilindros já conhecido dos brasileiros. Segundo a Ford, aliás, o 1.5 TiVCT não aposenta completamente o 1.6 Sigma, que vai seguir equipando o Fiesta.

Mas enquanto o 1.6 Sigma gera 128 cv de potência e 16 mkgf de torque, o 1.5 TiVCT entrega 137 cv e 16,2 mkgf (as faixas de rotação de potência e torque máximos não foram divulgados).
O nome TiVCT vem do comando de válvulas, que é duplo e independente, na admissão e no escape (variando apenas o tempo de abertura, sem alterar a vazão). Em inglês, a sigla é formada pelas iniciais de Twin Independent Variable Camshaft.
Mas o avanço técnico do novo motor não está somente no comando de válvulas. Veja a seguir quantas melhorias o TiVCT traz na comparação com o Sigma.
Bobinas de ignição individuais – uma para cada vela, são capazes de produzir múltiplas centelhas, de modo a favorecer a combustão em todos os regimes, inclusive na fase fria, que é a mais crítica.
Comando de válvulas variável e bobinas individuais
Comando de válvulas variável na admissão e no escape e bobinas individuais para cada vela (divulgação/Ford)
Coletor de escapamento integrado ao bloco – traz o catalisador mais próximo do motor, permitindo que a temperatura de serviço seja atingida mais rapidamente (tendo como benefício a possibilidade de usar misturas pobres, o que resulta em menos consumo e emissões). Além disso, o fato de poder ser resfriado pelo sistema de refrigeração do motor, esse coletor traz uma vantagem adicional de proteção ao catalisador, evitando picos de temperatura.
Coletor de escape integrado
A abertura no bloco é para o coletor de escape integrado (divulgação/Ford)
Tampa frontal com função estrutural – tem como missão agregar a bomba d’água e receber os coxins do motor eliminando suportes que adicionariam peso ao conjunto.
Eixo balanceiro com mancais hidrodinâmicos – funciona como contrapeso para reduzir as vibrações do motor e conta com canais internos de lubrificação para reduzir o atrito interno (menos atrito significa menos perdas mecânicas).
No detalhe, o eixo balanceiro com mancais hidrodinâmicos
No detalhe, o eixo balanceiro com mancais hidrodinâmicos (divulgação/Ford)
Bomba de óleo variável – regula a pressão de acordo com o funcionamento do motor (aumentando a pressão, nas altas rotações, e reduzindo, nas baixas e médias). Segundo a Ford, esse recurso resulta em uma melhoria de 0,5% no consumo de combustível em relação a uma bomba convencional.
Correia dentada banhada em óleo – graças à lubrificação, trabalha com níveis reduzidos de atrito e ruído e dispensa manutenção durante toda a sua vida útil, estimada em 240.000 km.
Correia dentada e, na parte inferior, a bomba de óleo
A correia dentada banhada em óleo (na parte superior) e a bomba de óleo variável acionada por correia (na parte inferior) (divulgação/Ford)
Além desses destaques, o motor 1.5 TiVCT tem ainda a vantagem de ser mais leve (10% segundo a Ford) pelo fato de possuir um cilindro a menos (3 ao invés de 4); contar com comandos de válvulas com balancins roletados e tuchos hidráulicos (reduz atrito e ruídos); velas centralizadas nas câmaras (favorece a queima de mistura) e virabrequim descentralizado (10mm) o que diminui o atrito durante a subida dos pistões contra as paredes dos cilindros.
O virabrequim é descentralizado
O virabrequim descentralizado reduz atrito entre os pistões e as paredes dos cilindros. (divulgação/Ford)
Quando chegar, se a concorrência não apresentar nenhuma novidade antes, o 1.5 TiVCT será o motor aspirado com maior potência por litro do mercado, com potência específica de 91,5 cv/l, diante dos 80,1 cv/l obtidos pelo motor 1.6 Sigma.
O novo motor 1.5 fará sua estreia no EcoSport, mas também deve ser utilizado em outros modelos, como o próximo Focus. Em ambos os casos, eles devem aposentar o 1.6 Sigma nas versões intermediárias, mantendo o 2.0 das versões mais caras.
Ainda não está claro, porém, como o 1.5 TiVCT irá afetar outras opções de motorização da marca. O recente 1.0 EcoBoost do Fiesta, por exemplo, tem números de potência e torque parecidos (125 cv e 17,3 mkgf), e também já é utilizado pelo Focus e pelo EcoSport na Europa.


Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

DORIA NÃO MENTE

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co