Pular para o conteúdo principal

Mulheres quebram barreiras e ganham voz no sertanejo universitário

Resultado de imagem para as mulheres sertanejas

No top 10 das músicas mais tocadas nas rádios brasileiras em 2016, não houve espaço para outro gênero que não o sertanejo. Até aí, nenhuma novidade. Mas, se antes a lista era dominada por homens, no ano passado, as cantoras puxaram a fila: segundo a empresa de monitoramento de rádios Crowley, a segunda mais tocada no país foi "Infiel", de Marília Mendonça; a quinta, "Medo Bobo", de Maiara e Maraisa; e a oitava, "50 Reais", de Naiara Azevedo.
Marília, Maiara e Maraisa são as principais atrações da Festa das Patroas, que deve reunir até 30 mil fãs do estilo neste sábado (6), na arena do Anhembi. O ingresso para o show das sertanejas, que vem rodando o país, custa de R$ 150 a R$ 400.
Na plataforma de streaming Spotify, Maiara e Maraisa e Marília Mendonça também estão no ranking das cantoras mais ouvidas no país, atrás apenas de Rihanna. O hit "Loka", das irmãs Simone e Simaria com Anitta, é a décima na lista das 50 músicas mais tocadas no app nesta semana.
Juntas, essas artistas encabeçam o feminejo, uma nova cena de mulheres que não têm medo de dizer o que era dito apenas por homens. Em suas letras, falam sobre pegação, bebedeira, traição e amor, sempre sob o ponto de vista feminino.
A fórmula leva ao auge: além de bombarem no YouTube, as cantoras fazem até 28 shows por mês. Henrique e Juliano, uma das principais duplas masculinas atualmente, se apresentam 16 vezes, em média.
Mas, antes do sucesso, elas tiveram que superar o preconceito. "Ouvi que mulher no sertanejo não ia virar nada, que era pra eu desistir", conta Naiara Azevedo.
"As pessoas falavam que quem menstrua não faz sucesso", diz Maiara, da dupla com Maraisa. "Por isso, acho que o feminismo reflete o que a gente faz. Mostramos que também temos valor, que nosso cachê tem que ser o mesmo dos machos."
O "Guia" apresenta a seguir o trabalho e a agenda dos próximos shows de oito dessas mulheres –duas duplas e quatro cantoras.

Marília Mendonça

"O meu cupido é gari, só me traz lixo. Lixo, lixo, você é prova disso"
("Meu Cupido É Gari" - Marília Mendonça)
Quando gravou seu primeiro DVD, em 2015, Marília tinha 19 anos e cantou para 30 pessoas, em um estúdio. Pouco mais de um ano depois, em outubro de 2016, ela gravou o segundo álbum da carreira –desta vez, para 40 mil pessoas, no sambódromo de Manaus.
O sucesso de "Infiel" foi o responsável por essa evolução e por fazer com que a cantora de Cristianópolis (GO) ficasse conhecida no país, encabeçando o boom de mulheres que tomaram um espaço dominado por homens na música sertaneja. Antes do hit, Marília compunha desde os 12 anos e emplacara letras nas vozes de artistas consagrados, como Henrique e Juliano, Jorge e Mateus e Cristiano Araújo (1986-2015).


A cantora Marília Mendonça *** ****
A cantora Marília Mendonça - Artur Menine/TV Globo
"Tivemos coragem de falar de assuntos com os quais a mulher se identifica. Não adianta sofrer, ser traída ou trair e cantar sobre o príncipe encantado", afirma.
É essa mulher independente, que não tem medo de ficar sozinha, que protagoniza suas músicas. "A base do feminismo, de que a mulher pode ser o que ela quiser, é a bandeira que eu levanto."
AGENDA
6/5 - Festa das Patroas. Pq. Anhembi (São Paulo). Ingr.: ticket360.com.br
14/6 - Estância Alto da Serra (São Bernardo). Ingr.: ticket360.com.br 
28 e 29/7 - Citibank Hall (São Paulo). Ingr.: ticketsforfun.com.br 
6/9 - Rodeio (Itu). ​Ingr.: ticket360.com.br

Maiara e Maraisa

"Não sou do tipo que procura amante, mas aconteceu e foi interessante" 
("Melhor Terminar" - Maiara e Maraisa)
As gêmeas de 29 anos, nascidas em São José dos Quatro Marcos (MT), despontaram no final de 2015, quando gravaram o primeiro DVD. O hit "10%" (de "garçom, troca o DVD"), que fala sobre uma noite de bebedeira feminina, jogou os holofotes na dupla.
O sucesso ajudou a quebrar o preconceito e o machismo que marcaram o início da carreira. "Falavam que não teríamos fãs [mulheres], que elas iam aos shows só para ver os homens no palco", diz Maiara.


As gêmeas Maiara (à esq.) e Maraisa  *** ****
As gêmeas Maiara (à esq.) e Maraisa - Avener Prado/Folhapress
Nas músicas, algumas de autoria própria, elas assumem que gostam de beber, que vão ao motel e à balada. Também falam de amor, mas sempre no papel de protagonistas.
"Com o sucesso, os empresários passaram a procurar um produto feminino; isso mudou a visão do mercado", diz Maraisa.
AGENDA 
6/5 - Festa das Patroas. Pq. Anhembi (São Paulo). Ingr.: ticket360.com.br 
8/7 - Farraial Sertanejo (São Paulo). Ingr.: ticket360.com.br 
6/9 - Rodeio (Itu). Ingr.: ticket360.com.br

Naiara Azevedo

"Que bonito, hein! Que cena mais linda, será que eu estou atrapalhando o casalzinho aí?" 
("50 Reais" - Naiara Azevedo)
Depois de ouvir "Sou Foda", hit um quê machista de 2011 de Carlos & Jader, a cantora de Farol (PR) resolveu escrever uma música que representasse a perspectiva feminina.
"Achei muita prepotência falar da mulher como um objeto. As pessoas precisam ouvir o nosso lado", diz. Da ideia surgiu "Coitado", resposta em que ela "defendeu a mulherada".
Nesse começo de carreira, ela diz ter sofrido preconceito, "porque era gorda e porque sou mulher".


A paranaense Naiara Azevedo ***  ****
A paranaense Naiara Azevedo - Divulgação
Ainda assim, vieram hits como "50 Reais" –baseado, em partes, em um antigo relacionamento.
Naiara busca inspiração também em outras artistas. "Vejo um pouco do que quero ser nas performances de Beyoncé, na forma de cantar de Adele e na força de Ivete Sangalo."
AGENDA 
20/5 - Gran São João (Limeira). Ingr.: tkingressos.com.br

Simone e Simaria

"E agora ele bate, bate nela. E ela chora querendo voltar pros braços de sua mãe" 
("Ele Bate Nela!" - Simone e Simaria)
As irmãs de Uibaí (BA) começaram a cantar ainda crianças: aos 14 anos, Simaria já fazia backing vocal na banda de Frank Aguiar –Simone se juntaria a ela depois e as duas trabalharam com ele por sete anos.
Mais tarde, integraram o grupo Forró do Muído, popular no Nordeste. "O Forró foi quem nos abriu as portas, mas crescemos ouvindo e cantando sertanejo", diz Simone.


As irmãs Simone e Simaria (à frente)  *** ****
As irmãs Simone e Simaria (à frente) - Ramón Vasconcelos/TV Globo
A carreira independente começou em 2012. Em 2015, lançaram o DVD "Bar das Coleguinhas" e, desde então, despontaram. "O público está aplaudindo as mulheres no cenário, e posso dizer que isso não é moda, não. Veio para ficar", afirma a cantora.
AGENDA
2/6 - Citibank Hall (São Paulo). Ingr.: ticketsforfun.com.br

Paula Mattos

"Insegurança e uísque é ruim de combinar. Vamos embora, amor, depois da briga é mais gostoso o calor" 
("Chute e Bomba" - Paula Mattos)
"Tenho certeza de que a mulherada veio para ficar. Mas olha que não foi fácil chegar até aqui", diz a cantora e compositora.
Natural de Campo Grande (MS), ela começou a carreira como backing vocal da dupla Thaeme & Thiago. Dali, conheceu outros nomes, como a dupla Henrique e Juliano, e emplacou algumas composições, caso de "Que Sorte a Nossa" (gravada por Matheus & Kauan e por ela).
"Do que produzo, 80% tem influência de histórias e fatos que aconteceram comigo", diz.


A sertaneja Paula Mattos *** ****
A sertaneja Paula Mattos - Divulgação
Em 2015, Paula se lançou na carreira solo e gravou o primeiro álbum, "Acústico".
Hoje, é uma das promessas do feminejo, com mais hits, como "Rosa Amarela" e um DVD, gravado em SP em 2016. Nesta sexta (5), ela lança o clipe de "Amiga", com Marília Mendonça.
AGENDA
6/5 - Festa das Patroas. Pq. Anhembi (São Paulo). Ingr.: ticket360.com.br

Fernanda Costa

"Chame o juiz, eu vou passar minha felicidade pro seu nome. E nunca mais quero ouvir da sua boca a palavra some, só some" 
("Chame o Juiz" - Fernanda Costa)
A paraense de 32 anos, nascida em Tucuruí, começou a cantar ainda criança e vive da música desde os 16, se apresentando em hotéis e bares. Em 2010, Fernanda sofreu um acidente de carro que quase a fez desistir da carreira: uma fratura no fêmur a deixou por cinco meses na cadeira de rodas e mais cinco anos andando de muletas.
O dono de um hotel de Caldas Novas (GO), que conhecia sua voz, insistiu para ela continuar cantando –e lá ela foi descoberta por Bruno, da dupla com Marrone, que a apadrinhou.
No final de 2016, Fernanda gravou seu primeiro DVD, "Tempo Contado", lançado em São Paulo em março. A música de trabalho, "Chame o Juiz", tem mais de 7 milhões de visualizações no YouTube.
Hoje, tem os mesmos agentes que Marília Mendonça e Maiara e Maraisa. E diz chegar à cena para somar. "O feminejo é um alto-falante das mulheres, uma forma de colocar para fora tudo o que passamos."

OUTRAS VOZES
Mais cantoras que ajudaram a abrir espaço para a mulher na cena sertaneja
Roberta Miranda 
A "rainha sertaneja" inspira grande parte da nova geração. Estourou na década de 1990, com composições como "Majestade, o Sabiá", e vendeu quase 20 milhões de discos ao longo da carreira
Sula Miranda
Ficou conhecida como "rainha dos caminhoneiros" ao apresentar um programa na TV Record. Despontou no final da década de 1980, quando lançou seu primeiro disco solo, e chegou a fazer 25 shows por mês
Paula Fernandes 
A cantora iniciou a carreira em 1993, mas foi em 2009, com o álbum "Pássaro de Fogo", que alcançou a fama. Em 2016, ganhou o Grammy Latino de melhor álbum do gênero




Thaeme & Thiago e Maria Cecília & Rodolfo
As duplas lideradas por mulheres despontaram nos anos 2000, apadrinhadas por Fernando e Sorocaba e Jorge e Mateus. "Ai que Dó" e "Você de Volta" são alguns sucessos 

fonte: guia.folha.uol.com.br

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

DORIA NÃO MENTE

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co