Edir Macedo Bezerra colocou seu melhor terno. Cabeleira e barba suavam “com o calor do abafado salo” –o galpo de uma antiga funerria no subrbio do Rio, preenchido por bancos de madeira “comprados em prestaes a perder de vista”. H 40 anos, um sbado, o pastor de 32 anos liderava o primeiro culto da Igreja Universal do Reino de Deus, como rememorou na autobiografia “Nada a Perder”.
A perder de vista, nas dcadas seguintes, era o empenho da Universal em erguer seu imprio num pas onde a expanso evanglica veio a galope. Naquele 1977, nove em dez brasileiros se diziam catlicos, e cerca de 6%, evanglicos. Corta para 2017: o primeiro grupo despencou para 50%, enquanto o segmento de Macedo quintuplicou para 30%, segundo pesquisa Datafolha.
Templo Salomão
A Universal percorreu um longo caminho do suado comeo na periferia chegada ao metro quadrado mais caro do pas, com a abertura em abril de uma sede no Leblon –”lugar onde sempre sonhamos entrar e nunca conseguimos, mas para o nosso Deus nada impossvel!!!”, como definiu um convite virtual para a inaugurao.
O Reino de Deus hoje, em estimativas da igreja: 320 bispos e 14 mil pastores em ao (para comparar, h 24 mil padres assessorando 103 milhes de catlicos). Essa trupe conduz 7.157 templos para 7 milhes de seguidores no Brasil. Outros 2.857 esto disposio de dois milhes de fiis em mais de cem naes, da Rssia aos Emirados rabes.
O que tambm multiplicou foi a vontade interna de “desconstruir a imagem caricata do cristo associada pessoa fantica, imersa em dogmas e preconceitos”, diz o professor de sociologia da USP Ricardo Mariano. “A Universal tem se reinventado como organizao crist focada na autoajuda e no empreendedorismo.”
Vide o lanamento, em 2013, da campanha “Eu Sou a Universal”, que “representa o cristo batalhador e confiante, uma ‘pessoa independente’ e com ‘opinio prpria'”, afirma Mariano sobre a pea publicitria que traz do sushi chef Matsumoto ao surfista Piruca.
Para Mariano, “a campanha procurou dissociar a imagem da igreja dos estratos de baixa renda e escolaridade, por meio de fiis com perfis de classe mdia bem-sucedidos profissionalmente, ocupando variadas posies na sociedade”.
A autoajuda transborda em projetos como Godllywood. Sob guarda de Cris Cardoso, filha de Macedo, o grupo de mulheres evanglicas se insurge contra “os valores errados que a nossa sociedade tem adquirido atravs de Hollywood”.
Frederico Rozrio/Folhapress
O bispo Edir Macedo durante culto no estdio do Maracan em 1995
O empreendedorismo moda Universal norteia a “palestra motivacional para o sucesso financeiro”, tema dos cultos de segunda-feira no Templo de Salomo, rplica paulista da construo bblica (h um mote para cada dia, como a “terapia do amor” s quintas).
A Folha foi reunio das 22h da ltima segunda (3), quase lotada (a capacidade no templo para 10 mil pessoas). Ouviu propostas de ter o “currculo abenoado” e ganhar, em troca do dzimo, a uno com um “azeite consagrado na Praa dos Trs Poderes”.
“Os piores demnios esto l”, disse o bispo sobre o permetro em Braslia que rene as sedes do Executivo, do Judicirio e do Legislativo. “Voc sabe que a crise maior no a econmica, mas a dos trs poderes.” Um panfleto pregava a “grande consagrao dos empregadores e empregados”.
“Historicamente, as igrejas evanglicas atingiram mais significativamente as classes D e E. Com a ascenso social dos ltimos anos, boa parte do pblico da Universal a classe C”, diz o pesquisador da Unicamp Carlos Gutierrez, autor de uma tese sobre a igreja.
“Muitos atribuem a transformao em suas vidas f evanglica. Diversas igrejas tm adotado linguagem no necessariamente religiosa, mas sim pautada em saberes como motivao empresarial, manuais de administrao etc. Assim, cultos tornam-se ‘palestras’ e ‘terapias'”, afirma.
Em “Deus, o Demnio e o Homem: A Igreja Universal do Reino de Deus”, coescrito com o telogo sueco Anders Ruuth, o antroplogo Donizete Rodrigues vale-se do conceito de “igreja de supermercado”, extrado da sociologia do francs Pierre Bourdieu. “A religio bem de consumo num altamente competitivo mercado simblico-religioso, da o eficiente marketing da Universal”, afirma Rodrigues.
O poder da igreja tem dois poderosos troncos. Um deles o miditico, com a compra da Record em 1989. Macedo lembrou da transao em seu blog: “O representante de Silvio [Santos, ento scio da emissora] disse o valor. Respondi na f: ‘No tem problema. Negcio fechado!'”.
“Mais recentemente, as novelas bblicas da Record tm criado um espao que visam se opor dramaturgia de outros canais”, diz a professora da UFPR Karina Belloti, que estuda evanglicos e mdia. Campe de audincia, “Dez Mandamentos” virou filme homnimo, que ultrapassou “Tropa de Elite 2” como maior bilheteria do cinema nacional.
Outro brao o poltico, com o PRB. A Universal nega vnculo com o partido, que contudo tem vrios bispos licenciados em seu alto escalo e emplacou na Prefeitura do Rio um deles, Marcelo Crivella, sobrinho de Macedo e ex-ministro de Dilma Rousseff.
Em “Plano de Poder” (2008), Macedo diz que “a potencialidade numrica dos evanglicos como eleitores pode decidir qualquer pleito eletivo”. No livro, o bispo defende que apenas um presidente evanglico poderia criar um Estado laico, “sem privilgios Igreja Catlica”, destaca o pesquisador Carlos Gutierrez.
Para a igreja, a expanso assusta e faz dela alvo de uma campanha difamatria amplificada pelas redes sociais. A Universal chegou a criar um blog para desbaratar “fraudes srdidas”. Algumas: pastores ungem vassouras para vender, uma campanha ataca a crena dos catlicos na hstia, o “po do mal”, e a prefeitura de Crivella financia a cinebiografia do tio Macedo.
VERSO LIGHT
No censo de 2010, a presena nacional da igreja mais tmida do que os autocomputados 7 milhes de fiis: 1,9 milho de adeptos, 228 mil menos do que uma dcada antes.
A contrao pode ser em parte explicada pelo contingente que, ao IBGE, no especifica que congregao segue, s se diz evanglico. H ainda a concorrncia de “igrejas clones” formadas por ex-bispos da Universal –como a Mundial do Poder de Deus, do apstolo que usa chapu de caubi, Valdemiro Santiago.
Por isso a necessidade de explorar novos nichos, diz o professor da UFRJ Eduardo Refkalefsky, autor de uma tese sobre marketing religioso. “A Universal hoje est mais light, falando em prosperidade. A de antigamente podemos chamar de Universal raiz.”
*
A IGREJA EM 40 ANOS
7 Universal abre seu primeiro templo, num galpo onde funcionava uma antiga funerria, no subrbio carioca
0 Lana ‘Orixs, Caboclos e Guias: Deus ou Demnios?’. O livro chegou a ter a venda suspensa por ordem judicial, acusado de degradar religies afro, mas um tribunal superior reverteu o veto. Segundo Edir, traz ‘apenas traz a verdade cristalina’ sobre ‘os espritos malignos’
9 Compra a Record, que tinha Silvio Santos como um dos donos
2 Passou 11 dias na priso, acusado de ser ‘charlato, curandeiro e estelionatrio’, como narra em sua autobiografia. ‘Para quem me odiava, bispo Macedo era sinnimo de bandido’
5 Em programa da Record, um bispo da igreja polemiza ao chutar a imagem de Nossa Senhora Aparecida (evanglicos no cultuam santos). Macedo criticou o ato 20 anos depois, no SBT: ‘Foi um chute no estmago, para no dizer num lugar mais baixo’
8 Surge a Igreja Mundial do Poder de Deus, de Valdemiro Santiago, ex-bispo da Universal que virou concorrente direto da igreja
5 Criao do Partido Republicano Brasileiro (que ganhou este nome em 2006, por sugesto do ex-vice-presidente Jos Alencar). A sigla tida como brao poltico da Universal
4 Com Dilma e Temer, inaugura o Templo de Salomo, com 74 mil m de rea construda (3,2 vezes maior que a Baslica de Aparecida)
6 Sobrinho de Macedo, Marcelo Crivella (PRB) eleito prefeito do Rio
Comentários