Pular para o conteúdo principal

Veja quais são os carros mais rápidos no teste de 0 a 100 km/h



Partir da imobilidade para atingir a marca dos 100 km/h no menor tempo possível virou uma obsessão entre as fabricantes de superesportivos. Cada lançamento vem acompanhado de uma intensa campanha de marketing para divulgar se o modelo está entre os mais rápidos (ou se é o mais rápido) do segmento.
No entanto, comparar os números divulgados pelas montadoras não é fácil.
Enquanto algumas empresas inflam seus resultados simplesmente para impressionar, outras vão pelo caminho oposto e divulgam dados inferiores ao real potencial dos carros.

O Veyron sempre está nas primeiras posições das listas de carros mais rápidos do mundo (divulgação/Bugatti)
Além disso, não há como descobrir qual foi a metodologia do teste realizado por cada montadora. É impossível saber se o controle de largada foi utilizado (embora na maioria das vezes a resposta seja sim), nem as condições climáticas do dia (como temperatura, umidade e pressão atmosférica) e tampouco qual foi o equipamento utilizado para realizar a medição.
Por fim, existe a velha polêmica das provas de aceleração de “0 a 60 mi/h (de milhas por hora)”, ou 0 a 96 km/h, se realizarmos uma simples conversão de medidas.
Entretanto, a diferença de 4 km/h representa pouco impacto no tempo total de cada carro – prova disso é que, se convertermos 100 km/h em milhas por hora, o resultado seria uma estranha medição de “0 a 62 mi/h”, ou apenas 2 mi/h a mais do que o tradicional “0-60”.
Relevando estas polêmicas, a revista Auto Express montou um ranking com os carros mais rápidos nas provas de aceleração. Veja abaixo quais são os modelos selecionados, partindo do mais “lento” para o mais rápido.
Audi R8 V10 (0 a 96 km/h em 3,2 segundos)
Lançado por aqui no fim de 2016, o novo R8 V10 Plus tem um motor 5.2 V10 com 610 cv, associado a uma transmissão de dupla embreagem de sete velocidades.
Nova geração do R8 é um carro de corrida autorizado a andar na rua
Nova geração do R8 é um carro de corrida autorizado a andar na rua (João Mantovani/Quatro Rodas)
Ferrari LaFerrari (0 a 96 km/h em 3 segundos)
A primeira Ferrari híbrida da história também é a mais potente: são 963 cv extraídos de um motor 6.3 V12 com 800 cv mais um motor elétrico assistido pelo sistema de recuperação de energia cinética (KERS), de 163 cv.

A primeira Ferrari híbrida da história é uma das mais rápidas também (Divulgação)
Porsche 911 Turbo S (0 a 96 km/h em 2,9 segundos)
A versão mais radical do 911 (sem considerar os modelos GT3 e GT2) é movida por um motor 3.8 com dois turbocompressores e custa mais de R$ 1 milhão no Brasil.
Boatos afirmam que o cupê é um dos vários exemplos de superesportivos que aceleram mais rápido do que o divulgado pela própria marca.

A versão mais potente do lendário 911 não faz feio (divulgação/Porsche)
Lamborghini Huracan Performante (2,9 segundos)
Desenvolvida para uso em pistas, a Huracan Performante não ganhou fama apenas por ser um dos superesportivos mais rápidos do planeta.
Ela também é uma das recordistas de Nürburgring Nordschleife, precisando de apenas 6 minutos e 52 segundos para completar uma volta no mítico circuito alemão.

A Huracan Performante completou uma volta em Nurburgring em apenas 6min52seg (divulgação/Lamborghini)
Ford GT (2,8 segundos)
Além de ser a reencarnação do lendário superesportivo da Ford, o novo GT foi projetado juntamente com o protótipo vencedor da classe GTE Pro das 24 Horas de Le Mans de 2016.
Movido por um motor 3.5 V6 EcoBoost de 656 cv e 76 mkgf de torque máximo, o bólido terá apenas 250 unidades produzidas por ano até 2021. Como as 1.000 primeiras unidades já foram vendidas, os interessados vão ter que esperar deitados.
Ford GT na posição 3x4 de frente
O GT levou para casa o prêmio de Melhor Design de Carro de Produção (Divulgação/Ford)
Caterham Seven 620R (2,8 segundos)
Sâo 314 cv extraídos de um motor 2.0 Supercharged para mover apenas 572 quilos. Assim fica fácil entender porque a Caterham faz alguns dos carros mais divertidos do mundo.

Pesando menos de 600 kg, o Caterham Seven 620R é um brinquedão (divulgação/Internet)
Koenigsegg Regera (2,8 segundos)
O Regera é feito de superlativos: são 1.500 cv, 20,2, 204 mkgf de torque máximo e velocidade máxima de 402 km/h. Diante destes números impressionantes, levar 2,8 segundos para ir de 0 a 96 km/h nem parece tão incrível assim. Mas é.
Koenigsegg Regera
O Regera tem 1.500 cv e chega aos 402 km/h (divulgação/Koenigsegg)
Tesla Model S P90D (2,8 segundos no modo “Ludicrous”)
Ninguém imaginaria ver um sedã figurando entre os carros mais rápidos na aceleração de 0 a 96 km/h. Mas o Tesla Model S não é um sedã comum, principalmente se o modo Ludicrous estiver ativado.
Aí é diversão garantida. Desde que haja uma tomada perto para recarregar as baterias, é claro.

Principal modelo da Tesla, o Model S deixa muito superesportivo no chinelo (divulgação/Tesla)
McLaren P1 (2,8 segundos)
O P1 honra a tradição do nome McLaren: movido por um motor 3.8 V6 biturbo de 737 cv e um motor elétrico de 179 cv, o bólido parte da imobilidade e atinge os 96 km/h em menos de três segundos. Se você continuar acelerando, precisará de apenas 16,5 segundos para superar os 300 km/h. Nada mal.

São necessários apenas 16,5 segundos para o P1 atingir os 200 km/h (divulgação/McLaren)
Lamborghini Aventador SV (2,8 segundos)
Provavelmente um dos melhores carros já produzidos pela Lamborghini, o Aventador SV é incrivelmente belo e extremamente rápido. Segundo a marca, são necessários 2,8 segundos para chegar aos 96 km/h. A marca dos 200 km/h é superada em meros 5,8 segundos.

A Lamborghini diz que o Aventador SV precisa de 2,8 segundos para ir de 0 a 100 km/h (divulgação/Lamborghini)
Porsche 918 Spyder (0 a 96 km/h em 2,8 segundos)
Apresentado em 2014, o 918 Spyder ainda é o carro mais rápido já produzido em série pela Porsche. A montadora divulga o tempo oficial de 2,8 segundos para acelerar de 0 a 96 km/h, mas há quem diga que o carro cumpre esta tarefa abaixo desta marca – mesmo se o veículo não contar com o Weissach Pack.
Esse pacote o deixa 41 quilos mais leve graças a alterações como a ausência do dispositivo de carga rápida para as baterias, a fibra de carbono exposta na carroceria e a ausência de pintura.
Spyder tem três motores e quase 900 cv de potência
Spyder tem três motores e quase 900 cv de potência (Marco de Bari/Quatro Rodas)
Radical RXC GT 2016 (0 a 96 km/h em 2,7 segundos)
Longe de ser o superesportivo mais bonito do mundo, o Radical RXC GT lembra mais um protótipo feito para disputar as 24 Horas de Le Mans. Deve ser por isso que ele precisa de apenas 2,7 segundos para se aproximar dos 100 km/h.

O RXC GT é quase um protótipo de corrida homologado para as ruas (divulgação/Internet)
Hennessey Venom GT (0 a 100 km/h em 2,7 segundos)
Há anos o Venom trava uma dura (e longa) batalha com o Bugatti Veyron – e agora com o Chiron – pelo título de “veículo de produção em série mais rápido do mundo”.
A fabricante diz que o carro atinge a velocidade máxima de 434 km/h, mas nunca houve um consenso sobre qual deles anda mais.

A Hennessey diz que o Venom GT é mais rápido do que o Bugatti Veyron (divulgação/Internet)
Ariel Atom 3.5 R (0 a 96 km/h em 2,6 segundos)
Faz quase vinte anos que a Ariel produz carros inusitados como o Atom. De uns tempos para cá, levar menos de três segundos para ir de 0 a 96 km/h virou praticamente uma regra dentro da marca.
No caso do Atom 3.5 R (equipado com um motor 2.0 i-VTEC preparado), são necessários apenas 2,6 segundos. Só não esqueça seu capacete em casa.

Sem carroceria, o Atom 3.5 R é quase um kart em tamanho gigante (divulgação/Internet)
Tesla Model S P100 D com modo Ludicrous ativado (0 a 100 km/h em 2,5 segundos)
A Tesla gosta de dizer que o Model S P100D é o terceiro modelo mais rápido em aceleração produzido atualmente.
Verdade ou não, uma coisa é certa: o sedã é extremamente veloz se o modo Ludicrous estiver ligado.
Recorde Tesla Model S P100D
O Model S P100D consegue ser ainda mais rápido do que os outros modelos (Reprodução/Internet)
Bugatti Veyron Super Sport (0 a 96 km/h em 2,5 segundos)
Se o Veyron já era estupidamente rápido, a Bugatti conseguiu deixa-lo ainda mais veloz na versão Super Sport. Depois de levar apenas 2,5 segundos para ir de 0 a 96 km/h, ele pode seguir acelerando de forma incrível até chegar aos 431 km/h.
Pode ser menos do que o Venom GT, mas pelo menos a marca da Bugatti é reconhecida oficialmente pelo Guinness Book.

Bastam apenas 2,5 segundos para o Veyron Super Sport chegar aos 100 km/h (divulgação/Bugatti)
Dodge Challenger SRT Demon (0 a 96 km/h em 2,3 segundos)
O Demon nasceu para quebrar recordes. Além de ser o carro com motor V8 mais potente (851 cv) já produzido em série, a versão “endiabrada” do Challenger Hellcat também clama ser o mais rápido no tempo de aceleração de 0 a 96 km/h, precisando de apenas 2,3 segundos.
Seu lugar é na pista, mas há artimanhas para mantê-lo nas ruas
Feito para as pistas de arrancada, o Demon pode ser utilizado nas ruas (divulgação/Dodge)
Ultima Evolution Coupé (0 a 96 km/h em 2,3 segundos)
A Dodge diz que o Demon é o campeão de aceleração de 0 a 96 km/h. Mas pouca gente se lembra do Evolution Coupé. Produzido pela britânica Ultima, o carro já realizava a prova nos mesmos 2,3 segundos muito antes de o Demon ser lançado.
Trata-se de um feito e tanto para uma empresa tão pequena com produção praticamente artesanal.

O Evolution acelera tão rápido quanto o Dodge Demon, mas nasceu antes (divulgação/Internet)
fonte: Quatro Rodas

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Motoristas da Uber anunciam greve nacional; saiba quanto tempo irá durar

  A Uber está no centro de uma paralisação nacional marcada para esta terça-feira, 26 de março, como forma de protesto contra o Projeto de Lei 12/2024. O PL que visa regular a atividade dos motoristas de aplicativos, tem sido debatido entre representantes da categoria, os condutores e o Governo Federal. Motoristas da Uber confirmam PARALISAÇÃO NACIONAL; saiba até quando vai durar. Imagem: FDR Com tramitação em regime de urgência na Câmara dos Deputados, em Brasília, o PL tem gerado controvérsias desde sua proposição. A AMAPE e a FEMBRAPP, entidades representativas dos motoristas por aplicativos como Uber e outros, apoiam a manifestação no estado. Thiago Silva, presidente da AMAPE , confirmou a realização do evento em Recife. O ponto de encontro será em frente ao Classic Hall, na faixa local, com início às 7h da manhã. Os motoristas da Uber participarão de uma carreata até a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). Na ALEPE, será entregue um pedido simbólico para retirada da urgênc

Valor dos pedidos de recuperação judicial sobe 79,8% em 2023 deve continuar em 2024

  Os pedidos de  recuperação judicial  saltaram em 2023 em 68,7% na comparação com o ano anterior, atingindo 1,4 mil pedidos, de acordo com informação divulgada pela  Serasa Experian . Este foi o quarto maior número de pedidos já registrado desde 2005, quando a Serasa Experian iniciou a série histórica. O maior número de pedidos de recuperação judicial aconteceu em 2016, quando 1,8 mil empresas recorreram à Justiça para se protegerem de seus credores. O número de pedidos atingiu a marca de 1,420 mil em 2017 e de 1,408 mil em 2018. O ano de 2023 foi marcado pelos pedidos de recuperação de grandes empresas como  Americanas ,  Light  e  Oi . “O ano passado foi marcado por um recorde de inadimplência das empresas, influenciando significativamente o panorama da recuperação judicial. Embora os sinais de melhoria tenham começado a surgir, como a queda da inflação e das taxas de juros, a reação no cenário de recuperação judicial mostra-se mais lenta”, comenta o economista da Serasa Experian, L

Alerta vermelho: veja quais cidades de SP e RJ terão as chuvas mais intensas

  A região  Sudeste  entrou em alerta máximo para a ocorrência de temporais em diversas localidades, especialmente em  São Paulo  e no  Rio de Janeiro . Uma frente fria, que já causou temporais e estragos no  Sul  do país, pode levar ao acúmulo de mais de 200 milímetros de chuvas apenas entre esta sexta-feira (22/3) e sábado (23/3), com risco de alagamentos e deslizamentos de terra em áreas mais vulneráveis. Em São Paulo, as chuvas serão mais intensas nesta sexta-feira, ainda quem devam continuar ao longo dos próximos dias. Nesta sexta, um dos municípios mais chuvosos será  Cruzeiro , no Vale do Paraíba, onde o volume de precipitações deverá chegar perto de 100 milímetros. Já no Rio de Janeiro, a previsão é de chuva intensa principalmente em  Angra dos Reis , na Costa Verde, Quatis, no Vale do Paraíba Fluminense, e  Mesquita , no Grande Rio. Veja a seguir algumas das cidades em que mais deve chover nos dos dois Estados. São Paulo De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, o v

Presídios do Brasil registraram quase uma fuga por dia no ano passado

  No ano passado, houve ao menos 333 fugas no Brasil, ou quase uma por dia, de acordo com levantamento do jornal O Globo com governos de 18 estados. Segundo a reportagem, o estado com o maior número de presos foragidos em 2023 foi Santa Catarina, com 56 detidos evadidos. Na sequência vem o Pará, com 52, e o Paraná, com 42, formando o ‘TOP 3’. ( veja a relação completa ao fim da reportagem ) As escapadas geralmente contam com algum esquema que facilita a saída. Em outubro, um caso no presídio de Trindade, na Região Metropolitana de Goiás, mostrou como as facilitações internas se associam às fugas. Após 14 detentos terem escapado, um agente penal e um vigilante temporário foram presos. Segundo a reportagem de O Globo, cada fugitivo teria pago R$ 10 mil aos dois, que deixaram a porta da cela aberta. Em seguida, todos saíram por um buraco no telhado do corredor. Um dos presos recapturados contou em depoimento que os pagamentos foram feitos dentro do presídio, por pix, durante o banho de so

Advogado faz discurso antissemita e quer expulsão de judeus de instituto; OAB pede investigação

  O advogado Hariberto de Miranda Jordão Filho fez declarações antissemitas durante uma reunião do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) na última quarta-feira (20). Instituições ligadas à advocacia, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), reagiram às falas. Membro da diretoria do instituto, pediu que todos os judeus presidentes de comissões do IAB fossem demitidos. “Devem ser expulsos, eliminados”, disse Jordão Filho, que reclamava do fato de a Federação Israelita do Rio de Janeiro ter acionado a OAB sobre outras manifestações antissemitas que ele já havia proferido. No discurso no IAB ele também comparou ao holocausto o que acontece na Guerra no Oriente Médio, chamando os israelenses de nazistas. Os judeus foram as principais vítimas do nazismo. Alguns membros do instituto tentaram interromper o discurso de Jordão Filho, mas a presidência da sessão permitiu que o advogado continuasse, dizendo que ele vai “assumir as consequências disso”. O IAB informou, em nota na quinta-feir

STF derruba a revisão da vida toda do INSS; entenda a decisão

  Ministros analisaram ações que questionam lei de 1999 e determinaram que segurados não podem escolher regra mais benéfica O  Supremo Tribunal Federal (STF)  decidiu nesta quinta-feira que os segurados não pode escolher o regime mais benéfico para sua  aposentadoria do   INSS .  Na prática, esse entendimento inviabiliza a chamada revisão da vida toda dos benefícios do  Instituto Nacional do Seguro Social , que fora autorizada pela própria Corte em outra ação. Em 2022, o plenário do STF havia decidido que o mecanismo da  “ revisão da vida toda ”  é constitucional. Isso significa que todas as contribuições previdenciárias feitas ao INSS pelos trabalhadores no período anterior a julho de 1994 poderiam ser consideradas no cálculo das aposentadorias, o que poderia aumentar os rendimentos de parte dos aposentados. Quando entra em vigor? Entretanto, a decisão não entrou em vigor porque ainda há um recurso pendente contra ela, ingressado pelo governo. Esse recurso também estava na pauta desta